Formulário de Cadastro no Topo

[Mindset] Por que uns prosperam e outros não? Entenda e corrija o problema definitivamente!



Este é um dos artigos mais importantes que já escrevi até hoje, porém, ele não tem uma estratégia de vendas secreta ou uma dica super hiper bombástica, mas com absoluta certeza, se você ler com atenção e refletindo profundamente sobre o que a ciência diz a este respeito, este conteúdo pode transformar você e o seu negócio daqui para frente e digo isso pelo que aconteceu comigo e com muitos outros empreendedores que conheci nos últimos anos.


Na verdade este texto vai mexer lá no fundo do baú do seu jeito de ver o mundo e tudo isso baseado em fatos concretos e científicos que talvez você ainda não tenha ouvido falar, ou não tenha dado a atenção necessária.

Este texto vai levar você a uma forte reflexão, por isso é importante lê-lo com calma, prestando atenção em cada detalhe, leia em partes se preferir.

Além disso, ele vai servir como um "puxão de orelha" em muitos profissionais da nossa área e digo isso pelos milhares de contatos que tenho feito neste último ano, leia com atenção e veja se isso tem a ver com você.  Vamos lá... :-)


Você já parou para pensar sobre isto?

Porque muitos donos de escola e outros empreendedores não conseguem sair do lugar, ficam girando em círculos, sempre com dívidas, aperto financeiro, trocam de ramo e sempre continuam do mesmo jeito, sem evoluir?

Isso já aconteceu (ou acontece) com você ou com alguém que você conhece? 

Por mais que se esforce, que dê duro, não consegue sair do lugar...

Mas aí, de repente chega um moleque, sem nenhuma experiência, sem o menor jeito e boommm, cresce absurdamente em pouquíssimo tempo?

Aí vem as velhas teorias: é sorte, o pai ajudou, já tinha dinheiro, etc...

Agora entramos no assunto principal...

Não, aquela pessoa que fica girando em círculos não é por falta de conhecimento, de sorte, nem por falta de talento ou da estratégia certa, ou de dinheiro, do lugar ou da época, enfim...

Na verdade, a grande maioria já tem tudo o que precisa para crescer, porém, não tem o principal de tudo, o "mindset" certo... bom...


Vai lendo que no final tudo fará sentido... :-)

Este artigo é extremamente interessante para seu desenvolvimento pessoal e profissional, inclusive tem uma brincadeira de hipnose logo adiante... 

Se você acompanha o blog, já deve ter percebido que eu sou apaixonado por aprendizagem, Gatilhos Mentais, PNL, Hipnose, MindSet, enfim, tudo o que é relacionado ao nosso cérebro, nossa mente e nosso comportamento...

Adoro mostrar às pessoas o quanto nossa forma de pensar é importante diante daquilo que pretendemos ser, ou ter em nossa vida.


Por exemplo: 

Se eu falar agora para você:

- Sua religião é muito errada, é a pior de todas!
- Seu time é o pior de todos, não tem nenhuma chance!
- Seu político preferido é o mais corrupto que conheço!
- A letra da sua música preferida é horrível!
- Que roupa feia, não tem vergonha de sair assim na rua?

Calma, respire, isso é apenas um pequeno teste...

Perceba que se alguém falar coisas assim para você, automaticamente você terá uma sensação / emoção negativa e vai ficar chateado, vai querer provar o contrário...

Isso acontece porque o seu cérebro está programado com essas opiniões, não é "você", é a sua "mente" que tem essas opiniões guardadas.

São "softwares" (memórias) instalados em nosso "hardware" (cérebro).

Quando alguém discorda dessas opiniões que você tem como "certas", você é confrontado e o sangue esquenta, na verdade você está sendo tirado da sua zona de conforto e todas essas reações físicas que acontecem, fazem parte da estratégia do seu cérebro para "proteger" você, ele só está tentando manter você longe de problemas...

Se você prestar bem atenção no seu corpo, perceberá que:

- Seu corpo esquenta, 
- Seus batimentos cardíacos se agitam, 
- Seu cérebro começa procurar contra argumentos...

Ou seja, você perdeu completamente o foco do que estava fazendo, sua mente reagiu, descarregou uma carga de adrenalina no seu sangue e causou mudanças no seu corpo, tudo isso em fração de segundos, é o seu cérebro tentando resolver o problema... (isso é parte da Hipnose)

Faça o teste com seus amigos, discorde duramente e friamente de algo que ele realmente acredita, perceba as reações que ele vai ter, depois se entenda com ele de novo... se ele for meio bravo, melhor não faça isso... :-)


Mas a questão é: 

De onde veio essas opiniões e crenças? 
Porque você acredita nisso ou naquilo?
Porque você gosta disso ou daquilo?

Essas informações ou "softwares" foram implantados na sua mente em algum momento da sua vida e a partir daí você passou a considera-las com única opção.

Talvez seja influência da família, dos amigos, do ambiente que você cresceu, etc....

O problema é que dependendo dos "softwares" que você instalou na sua mente, você pode estar sendo prejudicado durante toda a sua vida e não se tocar disso...

Essa forma de pensar pode fazer você perder muitas oportunidades, deixar de tomar grandes decisões na vida, tudo porque sem perceber, instalou alguns "vírus" no seu "Mind Set", ou seja, na configuração da sua mente.


Percebeu?

Tudo em nossa vida gira em torno do nosso jeito de ver o mundo, o nosso "Mindset", falaremos mais disso em breve...


Não é teoria, é comprovado pela ciência:

Geralmente quando falamos nesse assunto, muitas pessoas acham que isso é teoria, que não existe, porém, a verdade é que a ciência já comprovou que nossa forma de pensar influencia diretamente na nossa vida e principalmente, nos resultados que temos, tanto na vida pessoal, quanto profissional.

O placebo é um grande exemplo, ele é comprovado pela ciência, ou seja, se o cérebro acredita que você está tomando um bom remédio, ele vai promover a melhora do seu corpo, ou seja, a mente (software) está influenciando o corpo (hardware).

Aí é uma grande prova de que o que você pensa, influencia no que você faz, na prática, nas tuas ações, decisões e tudo aquilo que influencia sua vida.


Você sabia que:

De tudo o que fazemos, 20% é comandado pelo nosso consciente e cerca de 80% vem do inconsciente?

Ou seja, a maior parte do que fazemos em nossa vida, das decisões que tomamos, vem de "memórias" que foram implantadas no nosso cérebro ao longo dos anos.


Deixa eu hipnotizar você rapidinho:

Apenas como um teste rápido e para você novamente perceber na prática como um pensamento pode influencia fisicamente no seu corpo, vamos fazer essa brincadeira:

Procure se concentrar na leitura e imaginar os objetos:

Imagine que você tem uma folha branca de papel sulfite A4 nas mãos... 
Imagine que você quer cortar essa folha de papel ao meio...
Mas você não tem uma tesoura...
Então você decide dobrá-la...
Você dobra e depois aperta bem a dobra para cortar no lugar certo...
Para facilitar, você resolve passar a língua na dobra para umedecer... 
Mas aí algo terrível acontece...
Você passa a língua do lado errado da folha e corta sua língua...
Sente aquele arrepio com o corte fininho na língua...
Você sente aquela dor e sua boca se enche de saliva...
Você faz  movimentos com a boca e a língua pra conter a dor...
Mas é inevitável e sente o sabor do sangue...

Calma de novo, respire... :-)

Esse é só um experimento de hipnose que pode ser feito por texto e mostra que apenas ao ler algo, seu cérebro reage e causa reações físicas (salivação, arrepio, etc)

Percebeu? Tudo está em sua mente (seus medos, seus traumas, suas limitações, suas ideias, suas opiniões, suas crenças, etc), é ela que manda em tudo.

Conforme o que você faz com tudo isso, você constrói o seu mundo exterior, inclusive o faturamento que você tem hoje com sua escola.


Outros exemplos de crenças limitantes:

"rico não vai para o céu", 
"mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha que um rico entrar no reino dos céus"
"todo rico é mal e precisou fazer algo errado para ser rico", 
"é impossível crescer com esse governo"
"tenho trauma de tal coisa", 
"eu sou muito enrolado, não tem como mudar", 
"no fundo eu acho que esse curso que eu vendo não é bom", 
"as pessoas não gostam desse curso"
"as pessoas não compram no cartão"
"se eu oferecer o curso a vista vou assustar o cliente"
"esse mercado tá ruim"

Outros dogmas e crendices como:

"manga com leite mata"
"quem se torna maçom, fica rico"

Enfim, tantos outros mitos e crenças que ouvimos durante nossa vida.

Todos esses são exemplos de crenças limitantes, ou seja, um mindset que foi sendo mal configurado ao longo dos anos, pensamentos que foram gravados no cérebro desde o nosso nascimento.

Se você não percebe isso a tempo, eles começam limitar sua vida, suas decisões, seus resultados, são as crenças impedindo seu crescimento pessoal e profissional.


Leia isto agora: 

Se você não acredita em algo e não percebe que essa é uma crença limitante, seu cérebro não vai deixar seu corpo reagir e mudar, veja um exemplo bem prático no nosso ramo:

Se você não acredita que é possível vender um curso à vista ou no cartão, você não vai conseguir transmitir confiança ao seu cliente, nem conseguirá influenciar a decisão dele e consequentemente não vai vender.

Você até quer vender, sabe que será bom, mas seu mindset diz que isso não é possível, isso reflete direto nas suas palavras, olhar, movimentos do corpo e inconscientemente seu cliente percebe isso.

Depois de algumas tentativas sem sucesso, você vai passar a acreditar que é impossível vender à vista e então, vai parar de tentar, pronto você configurou errado seu mindset e vai perder muito dinheiro com isso.

O que acontece nesse caso é igual aquela história do elefantinho: ele tentou se soltar de uma corda quando era bebê e não conseguiu, depois cresceu e continuou preso pela mesma corda, mesmo podendo escapar a qualquer momento, porém, ele acredita (crença limitante) que não vai conseguir soltar, seu cérebro está programado com essa informação (mindset)

A grande vantagem é que, como seres humanos, temos a capacidade racional de mudar nossas crenças e opiniões, isso é o que nos diferencia do elefantinho. 

Também é importante você saber que tudo o que você aprende hoje, se soma às outras memórias que você já tem arquivadas e essa soma é que forma o seu mindset de hoje.

Por isso a importância de gravar somente conteúdos bons nessa memória e buscar a correção das memórias ruins que já estão gravadas aí.... veremos adiante... 


Reflita sobre isto:


  • Pensamento gera sentimento 
  • Sentimento gera ação 
  • Ação gera resultado (bom ou não)

Como reconfigurar o Mindset?

Agora que já entendemos como as crenças e pensamentos errados podem prejudicar nosso desempenho, vamos ver um passo a passo para reconfigurarmos nosso jeito de ver o mundo.

Fazer isso é até bem simples, mas precisa de concentração e atitude, vamos a um passo a passo:

1) O primeiro passo é você entender que isso realmente existe e que não é mera teoria sem fundamento. Quando você percebe as crenças limitantes que tem hoje na sua mente, você começa se auto criticar e se auto corrigir, ou seja, mudar seu mindset, reconfigurar sua mentalidade.

2) O segundo passo é você usar a técnica do "espelhamento", que nada mais é do que seguir pessoas que você admira, ou seja, se espelhe nelas, a ciência comprova que mindset é transmissível.

3) O terceiro passo é você começar eliminar os pensamentos e crenças limitantes da sua vida, comece pelo simples e vá avançando, por exemplo:

a) Comece a partir de hoje a não ver mais notícias ruins, você não precisa ver ou ouvir essas notícias,  elas não melhoram nada em sua vida, apenas prejudicam seu mindset e seu desempenho.

b) Pare de criticar as pessoas que discordam do seu ponto de vista, fazer críticas é uma demonstração de fraqueza e também prejudica sua evolução.

c) Pare de terceirizar as responsabilidades (culpar os outros), assuma e reconheça seus erros, suas falhas e procure aprender e corrigi-las.

d) Procure se afastar de pessoas negativas, você não precisa da amargura delas influenciando sua vida e sua forma de pensar.

e) Pare de reclamar da sua vida, seja pessoalmente, seja em redes sociais, isso não mudará nada, apenas mostrará seu lado fraco e prejudicará sua evolução como pessoa...

f) Foque no seus pontos fortes e no que você faz de melhor

g) Procure conviver com pessoas otimistas e de bem com a vida

h) Deixe a soberba de lado e comece simplificar sua vida, simplicidade traz paz interior, paz interior  traz felicidade, criatividade e isso irá refletir diretamente em sua vida.

g) Crie o hábito da gratidão, seja grato sempre, independente de religião, seja grato por tudo aquilo de bom que tem em sua vida e procure esquecer dos problemas, todos temos problemas a diferença está em como lidamos com eles, o tamanho do problema é sua mentalidade que irá definir.

h) Tenha objetivos muito bem definidos, com riqueza de detalhes e comece planejar exatamente como alcança-los.

Por exemplo: se você quer aumentar em 10 mil reais o seu faturamento a partir de agora, defina a estratégia que vai usar, como irá desenvolvê-la, qual o primeiro passo, o segundo, quais recursos precisará, etc... planeje o objetivo e o caminho até chegar nele.


Para finalizar, guarde esta frase:

"O problema não é o problema, o problema é como você lida com o problema." (Conrado Adolpho)

Esses são os passos para começar sua re-configuração da mente (MindSet), para mudar e melhorar seu jeito de pensar e usar isso a seu favor.

Entenda a profundidade do que está escrito aqui e comece aplicar na prática na sua vida, você perceberá os resultados no âmbito pessoal e profissional. :-)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Então é isso, espero que você tenha gostado de mais este artigo e que ele possa realmente iniciar uma transformação na sua forma de pensar e ver o mundo.

Fique de olho porque tem novidades vindo por aí. :-)

Forte abraço  e muito sucesso!

Elias Fernando
Autor do Blog.


Fontes para você se aprofundar:

Livro Mindset - Carol Dweck
Livro Um Toc na Cuca - Roger Von Oech
Livro Os Segredos da Mente Milionária - T Harv Eker








Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Excelente post, realmente muito importante...

    https://plus.google.com/u/0/+UlyssesPaes/posts

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, a questão do mindset é real e faz toda a diferença. Alias, o blog inteiro tem me ajudado a pensar de outra forma. Parabens Elias!

    ResponderExcluir


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©