Formulário de Cadastro no Topo

Entenda a Economia da Recorrência e Como Você Pode Aproveitar Essa Onda


A economia da recorrência está cada vez mais evidente em todos os mercados, nela, passamos a "alugar", em vez de "comprar" um produto ou serviço.

Vamos entender melhor como esse mercado funciona, porque ele está crescendo tanto e como você poderá aproveitar essa nova onda para faturar mais com sua escola.

Usando alguns exemplos simples: antes você precisava comprar um software da Microsoft ou da Adobe e o valor era realmente alto, hoje você aluga eles por um baixo valor mensal.

Este é apenas um pequeno exemplo que tem tudo a ver com o nosso mercado, fora do mercado de ensino, a cada dia surgem novas empresas usando esse modelo de negócios.

A Internet vem causando o que os especialistas chamam de "disruptura", que nada mais é do que um modelo de negócio novo que altera totalmente os modelos antigos.

Um exemplo bem famoso é a Netflix, onde você paga um valor baixíssimo por mês e tem acesso a uma infinidade de filmes, séries e documentários, isso causou uma grande disruptura no mercado de entretenimento.

Antes você era obrigado a ajustar seus horários para assistir algo na TV aberta ou a cabo, hoje você escolhe o que, onde, como e que horas vai assistir.

Outro modelo famoso é o UBER, que causou uma grande disruptura no mercado de táxis.

A AirBNB, vem causando grande mudança no mercado de hospedagens.

O Whatsapp mudou a forma de comunicação das pessoas, além de tantos outros negócios inovadores que surgem a cada dia.

Mas o que isso tem a ver com o nosso mercado? 

Tem tudo a ver, indo direto ao ponto:

A procura por treinamentos online de baixo custo tem aumentando ano após ano, as pessoas estão cada vez mais conectadas, procurado alternativas mais acessíveis e flexíveis para o seu bolso, aí começa uma disruptura total no nosso mercado.

Este gráfico é uma prova clara sobre isso:


 Fonte do gráfico: Folha

Olhando o gráfico, fica claro que o ensino presencial vem perdendo mercado e o EAD ganhando mercado rapidamente.

Como muito bem explicado no livro "Incansáveis", um dos livros mais vendidos de 2016, do Maurício Benvenutti, simplesmente não há como parar essa evolução, você tem duas opções: entrar no jogo e aproveitar, ou sair do jogo reclamando da mudança.

Hoje vemos os taxistas inutilmente fazendo passeatas, protestos e tentando impedir a atuação do UBER, isso é completamente inútil olhando pelo lado da evolução (não estou dizendo que é certo ou errado, aqui estamos falando da evolução do mercado em geral).

Se o UBER for proibido de atuar legalmente no Brasil, outros "UBERs" irão surgir a qualquer momento, legalmente ou ilegalmente eles irão atuar, não há como impedir, é como uma onda no tsunami.

O mercado da educação está sofrendo essa mesma mudança atualmente e essa onda está cada vez mais forte, simplesmente não há como segurar, logo, o melhor caminho é surfar na onda.

Mas como? 

Adaptando nosso velho modelo de negócios ao novo modelo que está surgindo, aproveitando a mudança o quanto antes.

Obviamente que toda grande mudança gera desafios, portanto, talvez não seja fácil, mas é importante e necessário que você comece desde já a pensar em como adaptar sua escola para esse novo mundo.


Exemplo prático e real:

Já falei isso em outros posts, mas imagine comigo: há 5, 10 ou 15 anos, se uma pessoa precisava aprender Photoshop, ou Autocad ou Inglês, onde ela precisava ir? 

Sim, obviamente em uma escola de informática ou de inglês, até existiam algumas opções online, mas eram poucas e as pessoas tinham um "pé atrás" com cursos online.  

As pessoas ainda tem certa objeção com EAD, mas essa objeção está diminuindo cada vez mais, já que cada vez mais pessoas estão online e acostumadas a fazer tudo na Internet.

É claro que vai continuar existindo os cursos presenciais, a TV aberta, os hotéis, os táxis, mas é indiscutível que esses mercados sofrerão grandes mudanças nos próximos anos.

Hoje já existem inúmeras formas para você adaptar sua escola a esse novo mercado, muitas metodologias de ensino interativo já estão disponibilizando cursos online, a exemplo da Ouro Moderno e Drmicro, outras já estão em desenvolvimento para se adaptar o novo modelo.

Há também o Sistema de Chaves do professor Luciano Augusto que oferece mais de 100 cursos em diversas áreas através de "chaves de acesso", onde você compra uma chave por 10,00 e pode revender por 500,00 (valores de exemplo).

O Sistema de Chaves é um modelo de negócio que pode-se dizer que está causando uma grande mudança no sistema de ensino atual, já que se torna acessível, tanto para a escola, quanto para o aluno.

Como criar recorrência na sua escola.
Aqui estou desenvolvendo um portal que por enquanto estou chamando de "Qualiflix", mas acredito que vou mudar esse nome, a ideia é simples:

Liberar todos os cursos da escola por um baixo valor mensal, com suporte via Whats e Skype.

Estou divulgando pela Internet, via Facebook, também para minha lista de contatos gerados em outros cursos ao longo dos anos.

Além disso, para todos aqueles atendimentos que não conseguimos fechar, que fica claro que  objeção foi o preço ou a falta de tempo, oferecemos a opção EAD.

Na opção EAD o aluno paga um valor menor e tem acesso a todos os cursos, sem taxa de cancelamento, sem contrato, simplesmente paga enquanto estiver usando.

Por enquanto o valor é R$ 37,90 ao mês ou R$ 279,00 por ano. 

Essa cobrança você pode facilmente fazer pela Eduzz, Hotmart, Monetizze, Moip, Pagseguro, etc.

A página ainda está em testes, sendo ajustada para melhorar a conversão, mas para você ter uma ideia de como ela está atualmente, clique aqui.

Esse tipo de trabalho está acessível para você hoje mesmo, basta você adquirir um pacote de chaves dos cursos do Professor Luciano, ou mesmo adquirir um sistema de ensino com cursos online e começar a divulgar, com o tempo você vai fazendo os ajustes necessários para aumentar suas vendas. :)

Lembrando que dentro do Método 3R, (que também é um produto recorrente), você tem diversas estratégias e ferramentas para vender de forma presencial e online. :)

Para fechar este artigo, convido você a assistir esta super aula do Professor Luciano, gravada lá no Central Park em Nova York. :)



O Link da micro franquia  que ele cita no vídeo é ESTE.

Espero que você tenha gostado e nos vemos no próximo artigo. :)

Grande abraço

Elias Fernando
Autor do Blog e do Método 3R



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©