Formulário de Cadastro no Topo

Como criar um negócio digital do ZERO. Exemplo real usando o Método 3R




Neste artigo completo eu vou compartilhar os passos exatos que você deve seguir para construir um negócio digital do zero, mesmo você não tenha nenhum conhecimento ou ideia do que irá desenvolver.

Para facilitar ao máximo, vou usar os processos que nós usamos para desenvolver o Método 3R, um negócio que iniciou do zero em 19/08/15 e que atingiu 1000 (mil) clientes ativos no dia 23/01/17.

Mas não pense que o artigo vai ser uma propaganda do Método 3R, pelo contrário, vou te mostrar os desafios, os erros e as decisões difíceis no decorrer do caminho. 

Eu quero que você leia este texto com a mente aberta e visualize como você pode aplicar esses processos aí na sua escola ou em qualquer outro negócio que você queira construir usando a Internet.

Também quero que você entenda que todo e qualquer negócio, físico ou digital, exige dedicação e que não é fácil, existem desafios diários, você vai entender. Vamos ao artigo. :)


O primeiro passo: 
Identificar a necessidade (por que fazer?)

Muitas pessoas dizem que todo negócio começa com uma ideia, isso é verdade, mas para que uma ideia se torne um bom negócio, é preciso identificar se ela resolve um problema ou uma necessidade.

Esse é o primeiro passo, encontrar um problema que determinado público tem e resolver ele através da sua ideia de negócio.

Com o Método 3R foi exatamente assim, como eu e o William também temos escolas há muito tempo, conhecíamos bem as dores desse empreendedor e com base nisso, tivemos a ideia de criar o método, para solucionar essas dores.

Uma das perguntas importantes a serem feitas é: você seria cliente do seu negócio? Se você responder que sim, excelente, está no caminho certo.


O segundo passo: 
Planejar o produto ou serviço (o que fazer?)

Neste passo é onde você vai definir exatamente o que você vai fazer para resolver o problema do seu público.

No caso do Método 3R, nós resolvemos compartilhar todas as estratégias e técnicas que nós aplicávamos em nossas escolas e que davam certo.

Como nosso ramo de atividade estava sendo profundamente transformado pelo EAD, resolvemos também criar ferramentas digitais para apoiar os empreendedores a se adaptar mais facilmente nessas mudanças.

Logo, ficou definido que o Método 3R prestaria dois serviços aos clientes:

01) Uma estratégia/conteúdo semanal para apoiar as escolas nas áreas comerciais, administrativas e pedagógicas.

As estratégias foram desenvolvidas para apoiar os clientes na geração de vendas diárias em suas escolas, usando novos argumentos,visto que o mercado estava sofrendo grande mudança.

02) Ferramentas online, para apoiar os empreendedores no marketing diário.

As ferramentas foram pensadas com base em uma necessidade real desse público, visto que muitas escolas tinham um site muito simples, ou nem tinham um site institucional...

... também não tinham estratégias usando a Internet, foi então que desenvolvemos as seguintes ferramentas:

Site modelo, fácil de gerenciar: ensinonarede.com.br

Sistema de currículos e empregabilidade: curriculonarede.com.br

Biblioteca e videoteca online: bibliotecanarede.com.br

Sala de aula online para o cliente vender seus cursos:  certoead.com.br

Sistema de bolsas de estudo para geração de cadastros: alunobolsista.com.br

Ferramenta para divulgação em colégios: programaaprender.com.br

Sistema de emissão online de certificados: certificadopremium.com.br


Mas de onde surgiu essas ferramentas? 

Surgiu da nossa necessidade, ou  seja, nós usávamos ferramentas como essas e portanto, adaptamos para nossos parceiros.

Essas ferramentas foram lançadas e estão sendo melhoradas dia após dia desde o lançamento, este é um grande desafio para nosso projeto (o maior desafio).

Agora responda: Até aqui, você já imaginou como será o seu novo negócio digital?

Ele será um produto de informação (aulas, cursos, palestras) ou envolverá também ferramentas e questões técnicas?

Lançar um produto de informação é relativamente mais simples, já se você incluir ferramentas e outros serviços, precisará de uma equipe maior para colocar em prática. 

Com ferramentas você agrega mais valor para o seu cliente, garante mais fidelidade, mas como consequência, tem mais trabalho para manter e atualizar tudo. É uma decisão difícil. :)


Terceiro passo: 
Produzir e entregar o produto (como fazer?)

Agora chegamos no ponto fundamental, o “como fazer e como entregar o produto”, aqui é onde o “bicho pega”, é onde você tem que partir para ação.

Justamente por isso, de nada adianta ter uma boa ideia, encontrar uma necessidade no seu público, se você não tiver a atitude de ir lá e colocar em prática.

Aqui é onde você vai enfrentar os maiores desafios, você precisará criar conteúdos com base no seu conhecimento e experiências. 

Exemplo: se você é bom em tocar violão, poderá criar um curso online para ensinar crianças de 6 a 11 anos a tocar, através de uma metodologia específica para esse público.

Percebeu? 

Aqui eu defini o produto e o público, agora é hora de gravar as aulas, soltar algumas dicas bem legais para as crianças e depois lançar o produto. :)

Caso você ainda não tenha uma experiência específica, não se preocupe, você só precisará encontrar alguém com experiência para desenvolver o produto com você.

Ou seja, digamos que o seu vizinho é muito bom no violão e você tem este conhecimento de marketing digital, pronto, vocês dois podem montar um negócio de sucesso a partir de agora. 

Outra alternativa é você definir uma área que você realmente gosta e começar a estudar e a testar aquilo que você estudou, para então, criar um produto nessa área. (mais trabalhoso, mas possível)


Importante:

Ao criar um produto na Internet, crie algo que você sabe e tem segurança para ensinar e oferecer, afinal, “teorias” do tipo “ouvi falar que é assim”, não funcionam, você precisa ensinar aquilo que você vive na pele, que você realmente sabe o que, por que e como fazer.

Dica: quando você lança um novo produto, seus clientes obviamente esperam que você tenha algo perfeito para eles, no entanto, é muito provável que você lance o produto e precise fazer diversos ajustes para atender as necessidades e exigências do cliente, tenha isso em mente.

Seja humilde para saber ouvir as críticas e os elogios, seus clientes ajudarão você a melhorar o seu produto a cada dia. Ouça-os com muita atenção.


Processos importantes do “Como fazer”:

O planejamento, ou plano de negócio é o mais difícil e o ponto mais importante, é nele que você deve colocar no papel exatamente o que seu produto vai fazer, qual será o público, como você vai divulgar e  entregar, quais os preços, etc, etc, etc... é o “mapa” do seu novo negócio.

Mas não se preocupe, você não precisa fazer nada complexo nesse planejamento, nem existe uma regra clara a ser seguida, em resumo, anote tudo o que você precisará fazer para desenvolver o negócio.

Anote os possíveis problemas que vão surgir, anote as principais dúvidas e objeções que seus futuros clientes poderão ter, prepare-se para respondê-las.

Anote os custos, processos, ferramentas, o modelo de negócio**, etc... quando você tem o mapa nas mãos, fica mais fácil encontrar o "ouro".. :)

Criar um negócio digital envolve diversos desafios, cuidado para não cair no conto do vigário que diz que “ganhar dinheiro na Internet é fácil, você ganha no piloto automático”.

Esqueça isso, negócios digitais dão tanto trabalho quanto um negócio físico, a diferença é que você trabalha somente online e tem inúmeros benefícios se comparar com o físico.


Principais vantagens dos negócios digitais:

·         É mais fácil escalar ou expandir um negócio digital
·         Você não tem limites geográficos para vender
·         Você pode fazer seus próprios horários de trabalho
·         Você pode trabalhar em qualquer lugar
·         Você consegue automatizar muitos processos (mas precisa monitora-los eternamente)
·         Você precisa de uma estrutura menor para manter seu negócio (pessoal, espaço, etc)
·         O investimento para criar um negócio online é muito menor que um físico.


Formas de marketing digital:

Um dos pontos importantes é definir como será o seu negócio digital, aqui vamos ver os principais formatos que você poderá utilizar:

Lançamentos: você só abre as vendas de tempos em tempos, quando abre, você faz um grande evento online para promover o seu negócio, as pessoas tem pouco tempo para adquirir.

Funil eterno: suas vendas ficam abertas o tempo todo e você mantém um funil de vendas ativo, ou seja, as pessoas visitam sua página, se cadastram, recebem conteúdos, tiram dúvidas e compram.

Recorrência: pode ser vendido através de lançamentos ou funil eterno, a diferença é que o cliente fica pagando um valor mensal para ter acesso ao seu produto.


Tipos de negócios digitais:

Aqui as opções são quase infinitas, mas vou citar os principais:

Produtor: é o modelo que estamos usando como exemplo neste artigo, é onde você cria do zero e vende o seu produto (ex do Método 3R)

Afiliado: é o mais simples (mas não é fácil), como afiliado você não precisa criar nenhum produto, você vai divulgar um produto já existente e receber comissões por essas vendas.

Publisher: este é o modelo de negócio dos sites de humor, notícias e outros portais que geram grande volume de visitas, nele o dono do site ganha uma comissão por clique ou visualização em anúncios, além é claro, de comissões como afiliado (com vendas)

Desenvolvedor: se você tem um conhecimento em determinada área como web designer, designer gráfico, projetista, programação e outras que você pode prestar o serviço online, este é um negócio excelente para ser explorado. (trabalhando como freelancer)

E-commerce: você pode revender produtos e inclusive serviços através de plataformas de e-commerce como Mercado Livre e outras, é um mercado gigante e lucrativo.

Consultor: se você tem uma especialidade e pode ajudar outras pessoas com esse conhecimento, saiba que esse é um mercado em franca expansão, milhares de pessoas pagam para ter uma consultoria específica para facilitar sua vida pessoal ou profissional. Ex: consultoria em marketing, em emagrecimento, em gestão, etc...
 

Conhecimentos fundamentais
Para desenvolver um negócio digital, você precisará ter alguns conhecimentos específicos, ou precisará contratar pessoas que tenham esses conhecimentos, vamos ver alguns exemplos:


Conhecimento em Copywrite (linguagem de vendas)

Criar um negócio digital inevitavelmente gera dois desafios: 

01) Conhecimento técnico para criar páginas de venda, vídeos, imagens, etc... 
02) Conhecimento de marketing para criar suas ofertas

O conhecimento técnico é um desafio menor, existem muitas ferramentas auto explicativas hoje em dia e além disso, a parte técnica é mais fácil para você terceirizar.

(a frente falo das ferramentas que você poderá usar)

Já no marketing é recomendável que você aprenda mais a fundo, pois o sucesso do seu negócio vai depender bastante disso.

Aí entra a linguagem Copywrite, que é a linguagem persuasiva de vendas.

Sair gritando "promoção imperdível", "deu a louca no gerente" e outras pérolas, só vai fazer você investir no famoso marketing de esperança, aquele você investe e torce pelo retorno, que muitas vezes não chega e você fica frustrado.

Pesquise sobre Copywrite na Internet, assista as aulas do Conrado Adolpho, Rafael Abertoni, leia o livro Armas da Persuasão...

Dentro do Método 3R nós temos diversas aulas sobre Copywrite, gatilhos mentais e outras estratégias de persuasão, afinal, esse conhecimento é fundamental para qualquer negócio.

Um resumo rápido de copywrite: 

Basicamente você deve sempre focar na solução que o seu produto proporciona para o seu lead e não necessariamente no produto. Pense nisso, reflita sempre que tiver criando sua oferta. 

Exemplo: não venda o curso de Corel Draw, venda a facilidade de iniciar rapidamente um novo trabalho como freelancer produzindo artes para empresas da região e sendo muito bem remunerado por isso.

No curso, mostre que o valor normal custa 1000.00, mas que se o cliente comprar até dia xxx, custará somente 500.00 e se comprar até o dia yyy, custará somente 200.00 e ainda ganhará o curso completo de Photoshop para tratamento de imagens, mais uma aula de como montar o negócio de arte finalista.

Percebeu? 

Você está vendendo o mesmo produto, mas ao invés de ficar falando informações técnicas do produto Corel Draw, você tá explicado o que o produto poderá fazer pela vida do cliente e como ele poderá obter o produto com vantagens especiais.

Obviamente aqui foi um resumo do resumo, mas para você ter uma ideia do que é copy. :)

Agora vamos ver alguns desafios técnicos que você vai enfrentar na hora de criar o seu negócio digital. 



Gravar e editar vídeos

É inevitável que na hora de criar um negócio digital, você precise gravar vídeos, não se preocupe com isso, só parece complexo nos primeiros, depois torna-se fácil e rápido.

Você precisará ter um conhecimento básico de Camtasia (recomendo começar por ele, por ser um software profissional e simples de usar)

Precisará de uma boa câmera para gravar, mas fique tranquilo (a), provavelmente você tem ela aí no bolso, pode começar usando apenas seu smartphone.

No início, para não investir muito, recomendo que use o próprio microfone do celular, ele tem boa qualidade e não fica o chiado de fundo, se for gravar de longe, use o microfone de lapela que acompanha o smartphone.

No Método 3R tem um curso de Camtasia completo de bônus, você também encontra ele gratuitamente noYoutube, é o curso do Rodolfo Ravaneda, é excelente.



Área de membros:

Para lançar o seu negócio digital, você precisará de uma área de membros, que será sua sala de aula online, onde você irá entregar seu conteúdo.

No lançamento do Método 3R nós optamos por usar a Super Plataforma como área de membros, mas você pode usar inclusive áreas de membros gratuitas oferecidas pela Eduzz ou Hotmart.

Atualmente o Método 3R tem sua própria área de membros que é o CERTOEAD e agora o novo Sistema de Aulas.


Squeeze Page ou Página de cadastro:

A Squeeze page é o local usado para geração de leads (pessoas interessadas no seu produto), a squeeze é fundamental para a construção de um negócio digital.

Lembre-se disto: a lista de leads é o maior ativo do seu negócio.

Você deve trabalhar diariamente gerando lista e oferecendo seu produto para ela, através desse relacionamento você descobre as dores, necessidades e exigências do seu clientes.

É relativamente simples, você se relaciona com a lista e oferece a ela aquilo que ela deseja.


Tenha isto em mente:


Ninguém compra seu produto no primeiro contato (inclusive você não compra nada assim, você sempre irá pesquisar antes), por isso é fundamental gerar leads interessados, se relacionar, para depois vender.


Dica: para gerar cadastros na sua squeeze, ofereça algo de real valor para o seu público, no caso do Método 3R, eu oferecia um e-book com 12 técnicas de marketing para escolas, além de arquivos de marketing modelo.


Observe que esse bônus tem valor real para o público e com isso, foram gerados muitos cadastros de possíveis clientes do Método 3R.


Landing page ou página de vendas:

A página de vendas ou landing page é a parte mais importante do seu negócio digital, é nela que o prospect vai conhecer seu produto, tirar as dúvidas, quebras as objeções e receber sua oferta.

Aqui é fundamental que você saiba preparar uma boa oferta, nessa hora, você deve evitar falar muito sobre “o que é o meu produto” e falar mais sobre “o que o meu produto fará pela sua vida”

O cliente não está muito interessado em quantas aulas você gravou, se você gravou com câmera HD, se a sua voz é de locutor de rádio, o cliente só quer saber se o seu produto vai melhorar a vida dele. Ponto.

Mostre isso a ele na sua página de vendas, você pode criar uma página de vendas com vídeo, com texto ou com ambos (vídeo no topo e textos abaixo, esta é mais recomendada).

Recomenda-se que sua página de vendas tenha um único objetivo, que pode ser vender, ou responder uma pesquisa, ou gerar um novo cadastro, enfim, evite ter muitas opções de saída da sua página de vendas (muitos links, menus, etc).
 
Foque em apenas uma ação por página, isso dá maior resultado.

Justamente por isso que você não precisa necessariamente de um site, ou portal para vender na Internet, você precisa basicamente de uma boa página de vendas.

Geralmente essas páginas são simples e muitas vezes bem longas, onde o visitante vai descendo e descobrindo as vantagens do seu produto, até o final, onde tem a opção para ação (compra ou cadastro).

Abaixo tem a lista com diversas ferramentas que você poderá usar para criar facilmente as suas páginas.


Sugestão de ferramentas

Pagezz da Eduzz  (com versão gratuita)
Super Plataforma (pagamento único, - 797,00)
OMB100  (a mais completa, 39,00 por mês)
Gpages (anuidade 797,00)

E-mail marketing

 Não podemos falar de negócios digitais sem falar do e-mail marketing, é ele que faz a mágica acontecer, é com o e-mail marketing que você se relaciona com seus leads.

Nesse relacionamento, que pode ser totalmente automatizado, você deverá mostrar o valor do seu produto (não estou falando de preço), poderá quebrar as objeções, tirar as dúvidas e fazer sua oferta.

Se você olhar lá no topo do blog, ou no final do artigo, você vai encontrar uma caixa de cadastro de e-mail, onde eu coleto o seu e-mail em troca de um bônus, a partir daí, eu tenho seu cadastro e posso me relacionar com você.

Sempre de forma profissional, ou seja, se amanhã você não quiser mais receber minhas mensagens, pode simplesmente clicar em "Remover" no final de cada e-mail e vou respeitar seu pedido.

03 Dicas rápidas sobre e-mail marketing: 

** Converse de pessoa para pessoa e não de empresa para pessoa
** Envie textos curtos e bem distribuídos (evite enfeites)
** Preste muita atenção no assunto do email (ele é a parte mais importante)

Sugestão de ferramentas:

E-Goi (a que eu uso, com versão pré paga)
Lead Lovers (a partir de 154,00 am)
Mail Chimp (com versão gratuita)
Klickmail (147,00 am)



Plataformas de afiliados

As plataformas de afiliados são as empresas que irão manter o seu produto no mercado, é nelas que você cadastra e gerencia o produto para a venda.

A grande vantagem dessas plataformas é que elas oferecem um link para que outras pessoas divulguem o seu produto e ganhem uma comissão pela venda, essa comissão é você que decide o valor.

Atualmente as principais plataformas de afiliados no Brasil (para produtos digitais) são:

Monetizze



Criar conteúdo para seus prospects

Um dos pontos chaves de qualquer negócio digital é o relacionamento com os LEADS, como falei anteriormente, ninguém compra de você em um primeiro contato, a não ser que conheça muito bem você e o seu trabalho.

Além do que, geração de conteúdo é a forma mais eficaz de se trazer leads quentes para o seu negócio (leads com maior probabilidade de compra).

O Método 3R começou com o Blog Fazendo Certo, no blog eu criei muito conteúdo gratuito e de alto valor para o meu público, eu mostrei que o meu conteúdo tinha real valor e que funcionava.

Com o tempo eu fui ganhando a amizade e a confiança das pessoas que seguiam o blog e isso permitiu que no momento certo, o Método 3R fosse lançado.

Se hoje você está começando do zero o seu negócio, então você deve começar a criar conteúdo para o público que você deseja atingir, crie conteúdo de verdade, envie dicas valiosas para ele.

Esqueça o mito “se eu entregar muito, ninguém vai comprar meu produto”, isso é apenas um velho dogma, no marketing digital, quanto mais você ajuda, mais você vende. Ponto.

Para distribuir esse conteúdo, você poderá usar um blog, uma página do Facebook, ou uma ferramenta de e-mail marketing como nos exemplos acima, no nosso caso, usamos o E-Goi.


Geração de tráfego / visitas

Tráfego pago:

Para concluir com êxito todo o trabalho que você teve para construir o seu negócio digital, você precisará mostrar para o mundo o seu produto, aí você precisará gerar tráfego para sua página de vendas, ou squeeze page.

Atualmente existem diversas formas de geração de tráfego, as mais comuns são as de tráfego pago usando Facebook ADS (anúncios pelo Facebook) ou Google Adwords (anúncios pelo Google).

Ambas são extremamente eficientes, já que trazem até sua página o público exato que você precisa, digamos que você busca mulheres de 30 a 50 anos, casadas, que morem em SP, pronto, é só configurar e essas ferramentas levam essas pessoas até sua página, simples assim. :)

Tráfego orgânico:

Mas há um mundo de oportunidades além dessas duas ferramentas mais comuns, como por exemplo fazer o bom uso das ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), esse processo melhora o acesso orgânico e gratuito do seu produto.

Melhorar o SEO é relativamente simples, mas dá trabalho, basicamente você deve gerar conteúdo usando as palavras chaves certas, que ajudarão o Google encontrar o seu produto, sempre que alguém pesquisar por essas palavras.

Escreva artigos no blog, grave vídeos, poste em fóruns, poste no Facebook, sempre usando palavras que levem as pessoas até o seu produto.

Tráfego com NativeADS: 

Outra alternativa muito interessante, mas pouco utilizada, são as ferramentas de NativeADS, essas ferramentas colocam o seu produto nos maiores portais do Brasil, ou do mundo.

Imagine o seu produto na home page do UOL, ou do Terra, com Native ads isso é possível e inclusive muito barato, você só vai pagar quando alguém clicar no seu conteúdo.

Esse é um processo muito eficiente e relativamente simples, basicamente você deve criar um texto, em formato de artigo ou notícia (com conteúdo) e publicar em ferramentas como Taboola, ou UOL Native por exemplo.

Depois de aprovado e publicado, essas ferramentas encaixam seu anúncio em formato de notícia em um local com alto tráfego, como os grandes portais e blogs famosos.



 Importante sobre negócios digitais:

Espero que você tenha percebido que criar um negócio digital envolve desafios, mas tudo isso é 100% possível para qualquer pessoa, desde que ela esteja disposta a se dedicar.

Não importa se o seu negócio é uma escola profissionalizante, ou de idiomas, ou uma lanchonete, ou uma loja de roupa, para todos eles você pode usar um negocio digital ou marketing digital para alavancar as vendas.


Entendido até aqui, agora vem o lançamento:

Depois que você preparou suas páginas, construiu o seu produto, fez uma pré divulgação, é hora de lança-lo no mercado, é aí que você verá na prática como é lançar um novo negócio digital.

Nesse momento é fundamental que você foque na criação de lista e que se possível, você já tenha uma pré lista montada, com possíveis clientes, antes de abrir as vendas.

Você consegue gerar lista facilmente com anúncios no Facebook, em grupos da área que você pretende atuar, fazendo contato boca a boca, etc.

Relembrando, sempre oferecendo algo de valor para esse público em troca do cadastro do e-mail e ou telefone.


Como foi o lançamento do Método 3R?

Em 19/08/15 nós lançamos o Método 3R, foi realmente uma loucura.

Você não tem como prever como será a procura pelo seu produto, principalmente quando é um produto novo no mercado, você deve se preparar da melhor forma possível, mas sempre irão surgir imprevistos.

No caso do Método 3R, o primeiro desafio foi que todo o processo de liberação no início era manual, não havia dado tempo hábil para automatizar o processo, mas não queríamos perder a data prometida do lançamento.

Estávamos bastante ansiosos para ver como seria a repercussão do projeto, como já disse, isso é totalmente imprevisível. 

Qualquer guru que fale o contrário, estará apenas “falando bonitinho”, porque na prática, é só após lançar que você saberá essa informação.

Quando lançamos o Método, havíamos feito um “pré lançamento”, onde preparamos nossos parceiros para a assinatura, ou seja, o público sabia que naquele dia seria a abertura das vendas.

É fundamental que sua oferta tenha elementos de escassez para que os prospects tomem a decisão imediata, no caso do método, criamos uma oferta de desconto especial para os 100 primeiros.

Claro, sua oferta deve ser real e verdadeira.

Definimos como preço normal do Método 3R R$ 127,00 e nos primeiros 100, o valor seria de R$ 99,00, além de uma opção de plano anual no valor de R$ 990,00.

Nos primeiros dias, foi realmente complicado atender os assinantes, produzir conteúdo, atualizar as ferramentas, tirar as dúvidas, prestar suporte e tudo mais, com uma equipe inicial de apenas 4 pessoas.

Precisamos literalmente virar madrugadas para dar conta de tudo.

Após o lançamento, ouça seus clientes

Após o lançamento, é hora de “sentir o clima do mercado”, é onde você avalia seus erros e acertos durante o processo de lançamento do produto.

É fundamental que você ouça com serenidade todos os feedbacks dos seus clientes e prospects, eles irão mostrar a direção que você deverá tomar dali em diante.

Nós fizemos isso com muita serenidade e humildade, sempre ouvimos tudo, desde o melhor dos elogios, até a mais injusta das críticas e sim, você vai ser elogiado e também criticado.

Não importa qual seja e como seja o seu negócio, você precisa estar preparado para esse processo e precisa ter em mente que nunca irá agradar a todos.


Inteligência emocional é fundamental

Quando você lança um negócio é normal que você chame a atenção e com isso, as pessoas irão falar de você, umas bem, outras mal...

Porém, quando falamos em um negócio digital, o fato das pessoas não estarem na sua frente, não olharem no teu olho, não te conhecerem, elas sentem-se no direito de “detonar” você.

Muitas pessoas educadas, se comportam como adolescentes na Internet, elas falam palavrões, fazem críticas pesadas e perdem totalmente o respeito, coisa que se tivessem pessoalmente, jamais fariam...

Mas parece que na Internet algumas pessoas tem o sentimento de "pode tudo", sempre digo que existem dois tipos de seres humanos, os da Internet e os que estão na sua frente.

Esse é um efeito nocivo na Internet e você precisa aprender a lidar com isso, não importa qual negócio você lance na Internet, você terá esse desafio para enfrentar.


Dica importante: 
Blinde-se contra a maldade, inveja, soberba e os haters

Você precisará lidar com a maldade e a inveja de algumas pessoas, você perderá amizades que vão simplesmente condenar você sem pensar nos “porquês”, vão procurar em você mil defeitos e bombardear você de todas as formas possíveis.

Depois virão os haters, aquelas pessoas de mal com a vida que sentem prazer em prejudicar e falar mal de outras, você precisará lidar com isso também, sem perder o chão.

Além dos haters, você terá que lidar com os orgulhosos e soberbos, que se julgam superiores e acreditam que não podem aprender nada com outros, porque já sabem tudo.

Você vai ouvir e ver as pessoas criticando você e terá que agir com serenidade, bater de frente com elas, só causará mais stress e falatório que não agregará nenhum valor para você ou para ela.

Não saber lidar com esse processo, pode arruinar o seu negócio e volto a repetir, não importa qual negócio você esteja criando, você vai passar por isso.

Inteligência emocional é fundamental para todo empreendedor.


Depois de lançado, é hora de "corrigir e realinhar as velas":

No lançamento do Método 3R, colocamos uma modesta meta inicial de 100 assinaturas para depois subir o preço de 99,00 para 127,00, preço que consideramos o justo pela quantidade de serviços oferecidos.

Fomos surpreendidos com a procura pelo Método e atingimos a meta de inicial em menos de uma semana, com isso pudemos manter valor de 99,00 por mais tempo.

Adaptação às necessidades dos clientes:

Deste que lançamos o Método 3R, fizemos atualizações semanais nas ferramentas e nos conteúdos, sem descanso, não houve uma única semana que algo não fosse atualizado.


Olhando de fora parece fácil... 

As pessoas que olham o seu projeto de fora, talvez não tenham a real ideia do trabalho que dá, as vezes um único vídeo de 15 minutos, leva dias para ficar pronto.

Simplesmente porque não é apenas criar um vídeo, é preciso criar, planejar e testar a estratégia, caso ela seja nova, é preciso saber se aquilo realmente funciona e traz resultados.

Fazemos isso com todos os conteúdos liberados no Método 3R, justamente por isso que ele funciona tão bem para quem realmente aplica.

Na realidade, qualquer negócio que nós vemos, parece ser simples, mas na hora que você vai colocar a mão na massa, percebe que qualquer projeto exige dedicação e foco.

É justamente pela falta de dedicação e de suportar a pressão inicial, que a grande maioria dos negócios digitais não passam do pré lançamento.


A importância das mudanças no decorrer do caminho:

Outro processo comum em qualquer negócio são as mudanças que você precisa fazer no decorrer do processo, as vezes mudanças simples, outras mais drásticas.

Não há como prever, mas o melhor termômetro sempre será o seu cliente, vá anotando os  principais feedbacks ao longo da jornada, eles mostrarão o melhor caminho.

Durante 2016, fizemos algumas alterações nos planos do Método, visando facilitar o acesso, separamos os planos conforme o tamanho da cidade.

Depois criamos grupos para incentivar os parceiros que estavam aplicando mais as estratégias.

Fizemos diversas adaptações no conteúdo e nas ferramentas, sempre com base nas sugestões dos nossos parceiros, isso é fundamental.

Agora estamos fazendo novas mudanças para adaptar o Método 3R á realidade que temos percebido ao longo desses 18 meses de vida.

Apenas para você ter uma ideia, as principais mudanças que estamos fazendo agora, são:

1) Liberação do plano boleto:

Este sempre foi um pedido dos nossos parceiros, mas até o momento não podíamos liberar devido ao complexo trabalho manual para gerenciar cada uma das ferramentas.

No entanto, agora finalizamos um processo que automatizou o gerenciamento e com isso, foi possível liberar o plano mensal via boleto bancário.

2) Método 3R segmentado

Agora se o assinante deseja apenas uma ferramenta, ou somente o conteúdo, ele pode ter acesso somente ao produto desejado, não precisa mais adquirir tudo ao mesmo tempo, no entanto, claro, vale muito mais a pena o pacote completo.

3) Novo suporte para as ferramentas

Nós percebemos que essa sempre foi a maior dificuldade dos nossos assinantes, a de configurar e usar todo o potencial que as ferramentas oferecem, pensando nisso, agora teremos um serviço focado somente nessa questão técnica.

Esse será um serviço extra e opcional, mas se o assinante não quiser ter preocupações e nem gastar tempo com configuração das ferramentas, terá um profissional que fará isso para ele rapidamente.

4) Fim da exclusividade

Esta é a maior mudança que faremos no modelo de negócios do método, visto que criamos a plataforma para ter um usuário por cidade, no entanto, hoje temos uma fila de espera de quase 500 escolas, por isso, vamos liberar o acesso para novos assinantes.

PS 1: obviamente para quem já tem o direito à exclusividade, continuará normalmente, não será mexido em direitos adquiridos.

PS 2: na verdade a exclusividade se tornou um “upsell” do Método, ou seja, quem quiser ser exclusivo na cidade, pode adicionar esse opcional na sua assinatura.

UPSELL é o fato de criar novos produtos que agreguem valor e preço ao seu produto atual.


Conclusão do artigo:

Este artigo foi praticamente um curso de marketing digital, até porque, qualquer curso da área que você fizer daqui para frente, você passará por estes mesmos passos. :)

Eu procurei usar o Método 3R em todas as áreas para que você faça uma "engenharia reversa" do processo e possa aplicar os mesmos passos para desenvolver o seu negócio.

De qualquer forma, ao entrar para o mundo digital, uma coisa é certa: você terá que estudar sem parar, porém, é algo realmente muito motivador e até divertido.

Ufa, chegamos ao fim do texto, se você chegou até aqui, está realmente de parabéns, você já tem uma visão geral dos processos a serem seguidos.

Espero que este conteúdo seja realmente transformador para você, nos vemos no próximo artigo.

Grande abraço e sucesso.

Elias Fernando
Autor do Blog Fazendo Certo e Co autor do Método 3R.


Caso ainda não tenha se inscrito para receber os arquivos modelos e o e-book com técnicas de marketing, basta se inscrever abaixo, é grátis. :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©