Formulário de Cadastro no Topo

A história do Blog Fazendo Certo, do Método 3R e do projeto EAD com o Prof Luciano




Hoje é aniversário de 2 anos do Blog Fazendo Certo, coincidentemente, é aniversário de 1 ano do Método 3R e aniversário de 1 mês do Projeto EAD com o Professor Luciano Augusto.


Ahhh, antes que eu apanhe aqui em casa, hoje também é aniversário de 17 anos do dia que comecei o namoro com minha esposa, começamos namorar em 19/08/99 e casamos em 2005... :-)

Neste artigo, eu quero contar um resumo da história de como surgiu o Blog Fazendo Certo, do Método 3R e do Projeto EAD.

Durante o texto, vou compartilhar algumas dicas importantes que podem ser úteis para o seu negócio, seja ele online ou offine. 

Este dia 19/08/2016 é extremamente importante para nós.

Quando eu falo nós, é porque é importante pra mim, para o William Paganelli, para o Professor Luciano Augusto e para você, porque afinal, este trabalho é seu, nós somos apenas os “porta vozes”.

Todas as horas de trabalho que dedicamos na construção deste projeto, são para ver você e seu negócio prosperando e sendo transformado e isso não é nenhuma demagogia, afinal, se hoje fazemos aniversário, é porque você está com ao nosso lado.

Nenhum serviço existe e se mantém, se não agrada às pessoas, se não atende os seus anseios, desejos e exigências, nós trabalhamos duro aqui deste lado, para que você aí, possa realmente ter resultados reais, só isso nos permitirá fazer outros aniversários.  :-)



A história do Blog Fazendo Certo:

Hoje o blog faz 2 anos, com exatamente 157.633 visitas, se fosse um blog de humor, provavelmente seria um fiasco, mas como estamos falando de um blog de nicho, focado em escolas profissionalizantes, podemos dizer que é um número muito relevante.

Ele mostra que em média, quase 7000 donos de escola, gestores, colaboradores, além de divulgadores, passam mensalmente pelo blog para tirar uma dúvida, ter uma nova ideia, etc...



Agora, vamos ver o início desse projeto... :-)

Em meados de 2014, eu sonhava em desenvolver um negócio online que eu pudesse gerar valor real para as pessoas e ser remunerado por isso, até mais ou menos o mês de maio, eu tinha dúvidas sobre que negócio iria desenvolver.

Eu já vendia alguns produtos online, até ganhava um dinheiro interessante, mas eu queria mais, eu queria algo que me desse mais emoção, que fosse realmente importante e útil para muitas pessoas.

Tenho certeza que você já passou por esse tipo de dúvida, você quer desenvolver um negócio (digital ou não), mas tem dúvidas sobre o que e como fazer.

Comigo não foi diferente, eu sou do tipo que perde o sono a noite e passa a madrugada inteira estudando, pesquisando, escrevendo, lendo, tendo mil ideias, sempre a procura de algo novo...

Nessa época, o que eu mais fiz foi estudar, comprei diversos cursos sobre negócios online, investi um dinheiro alto nisso, li tantos livros que até perdi a conta, mas ainda assim, tinha dúvida sobre o que fazer.

Até que certo dia estava vendo um vídeo do grande Conrado Adolpho, onde ele falou o seguinte:

Se você está com dúvida sobre que negócio você irá desenvolver na Internet, pergunte-se o seguinte: O que eu sei fazer, gosto de fazer e pode realmente ajudar as pessoas e elas poderão em algum momento, pagar  por esse conhecimento? Quando encontrar a resposta, esse será o seu negócio, invista nele.

Aquilo caiu na minha cabeça como uma bomba, foi aquele “estalo” imediato, na hora eu pensei:

“Caramba, é isso, eu sou dono de escola há 15 anos, eu criei muitos processos importantes para minha rede de escolas, eu já cometi muitos erros que podem ser alertas importantes para que outros empreendedores não cometam, eu posso ajuda-los e através da Internet eu vou poder fazer isso em escala, é isso, vou ajudar os donos de escola de verdade.”


Motivo que me fez acreditar no projeto:

Eu havia participado recentemente de um pequeno grupo de “mastermind” para gestores e donos de escola na minha região, conheci alguns amigos que também trabalhavam na área...

O que me chamou a atenção que alguns processos que eu usava na minha escola, nenhum deles usava, muitos inclusive discordaram das minhas ideias em um primeiro momento.

Mas ao ver os resultados reais que eu tinha com minhas escolas, na hora mudavam de opinião, afinal, com uma pequena escola, em uma pequena cidade, eu conseguia um faturamento até duas vezes maior que de escolas com o dobro de estrutura e o dobro de alunos.

Mágica? 

Não, estratégia, técnica, já comentei aqui diversas vezes, a técnica que eu sempre usei para converter vendas no boleto em cartão, cheque e à vista, fazia com que eu faturasse 12 meses em uma venda e eu seguia isso à risca.

Eu havia transformado minha escola em um modelo negócio diferente da maioria, na minha cabeça meu curso era um produto, como outro qualquer, uma televisão por exemplo, é um jeito diferente de enxergar seu produto.

Além disso, eu confiava de verdade naquilo que eu oferecia ao aluno, eu vendia meu curso com brilho nos olhos, porque eu tinha muitos exemplos de alunos que estavam trabalhando nas profissões que eu ensinava.

Eu sabia que estava transformando vidas de verdade e isso transformou meu mindset.


Bom, vamos ao blog... :-)

Vou confessar para você:

No dia que criei e liberei o blog, eu ainda não fazia ideia de como iria monetizar aquele trabalho, é sério, não pensava ainda no Método 3R, eu tinha alguns planos em mente:

-- Prestar uma consultoria de vez em quando para ajudar aqueles donos de escola que gostariam de ter um suporte mais personalizado.

-- Criar cursos online diferentes e vender através de chaves, para que os donos de escola revendessem, assim, eles ganhariam e eu ganharia. (já vamos falar mais sobre isso) :-)

-- Criar  e vender alguns cursos ensinando as estratégias de marketing digital e offline que eu aplicava na minha escola e que davam tão certo.

Enfim, eu tinha uma vaga ideia, mas ainda não tinha certeza de nada.

Os grandes Conrado Adolpho, Seiiti Arata, Erico Rocha, Flávio Augusto do Geração de Valor, Professor Luciano Augusto (falaremos dele adiante... :-)) e outros, eram meus “gurus”, eu os seguia, ouvia seus conselhos e procurava realmente colocar em prática tudo aquilo. 

(o que não é fácil, mas é possível, desde que você esteja pronto para pagar o preço)


Tomei a decisão de “entregar o ouro”:

Em julho de 2014, eu comecei a organizar meu conhecimento como dono de escola, comecei enumerar o que mais tinha dado resultado, o que mais tinha dado errado.

Percebi ali que se fosse criar um artigo por semana, ou a cada 15 dias, teria mais de 7 anos de conteúdo pronto, apenas para ser transformado em texto, ou em vídeo.

Como sempre adorei escrever e tinha mais facilidade com a escrita do que para gravar vídeos, optei por transmitir esse conhecimento em texto... até porque, o Google adora texto. :-)

Durante uma semana, eu escrevi um e-book com 12 técnicas reais de marketing, que eu havia testado e re testado durante 15 anos, eu tinha plena certeza que todas funcionavam, independente da região, da escola ou da experiência do empreendedor, bastava seguir e colocar em prática.

Compartilhei o e-book no blog e comecei “entregar o ouro”, peguei tudo aquilo que realmente quebrei a cabeça durante um bom tempo para aprender, testar, melhorar e soltei gratuitamente no Blog.

Nove dias após lançar o site, recebi o depoimento de um dono de escola que chegou a encher meus olhos de lágrimas, não estou brincando, eu realmente me emocionei, ele escreveu mais ou menos assim:

“Elias, eu estava fechando minha escola, já não sabia mais o que fazer, emprego está difícil, estava endividado, parecia um beco sem saída, até que encontrei seu site, hoje quero agradecer você porque ao aprender a técnica de converter vendas no boleto para cartão e à vista, pela primeira vez na história da minha escola, eu faturei quase 3 mil reais em um único dia, não tenho palavras para agradecer, só peço que Deus abençoe você  grandemente.”

Aquelas palavras curaram minhas dúvidas e medos, me encheram de vontade de seguir adiante, no mês de setembro de 2014, eu escrevi praticamente todos os dias um artigo completo, contando tudo, sem segredos, mastigado, estratégias passo a passo, com arquivos modelos prontos...

Em pouco tempo o blog começou a circular nos grupos de donos de escola e as pessoas começaram a se inscrever na minha lista de contato (a lista é o maior ativo do seu negócio).

Bom, para não alongar muito a história... :-)


O nascimento do Método 3R:

Como já fazia antes do blog, eu comecei a prestar consultoria online para alguns donos de escola, esse era um trabalho pessoal, um a um, isso tomava bastante o meu tempo, mas eu fazia porque realmente gostava e ainda gosto desse tipo de trabalho, mas era algo difícil de escalar.

(ao desenvolver um negócio, sempre pense em como você vai escalar ele)

Foi então que recebi um e-mail de um cara que eu sempre admirei, tanto pelo profissional, como pela pessoa que é, estou falando do meu grande irmão de coração, William Paganelli.

(se for ter um sócio, parceiro, procure pessoas que você admira e confia)

Ele comentou que gostava do que eu escrevia, que se identificava com meu jeito de pensar e escrever e que gostaria de conversar comigo sobre uma possível parceria, já que ele também tinha uma expertise no mercado, com praticamente 30 anos.

Havia mais ou menos uns dois anos que tínhamos conversado algumas vezes, trocado algumas ideias sobre marketing educacional, mas sempre ficava ali, no stand by...

Foi após esse e-mail que começamos a alinhar as ideias com mais afinco, nascia ali o Método 3R, começamos nos empolgar muito com o negócio que por enquanto estava só em nossas mentes.
Fizemos muitas reuniões online, depois fizemos muitas reuniões presenciais, o brainstorm foi levado ao nível “hard”... :-)

O William é um palestrante e treinador excepcional, quem já participou dos seus treinamentos presenciais sabe do que estou falando, é o cara mais proativo que eu conheço.

Eu tinha o meu conhecimento de 15 anos como dono de escola, sendo um grande “testador” e “fuçador” e esses testes, acertos e erros, me deram uma boa experiência na área, além dos anos estudando a fundo o marketing digital.

Falando em marketing digital, esse processo é fundamental para todo dono de escola, afinal, a Internet impactou enormemente o nosso mercado nos últimos anos.

Foi então que depois de muita conversa, partimos para a ação, formamos uma parceria e passamos cerca de 3 semanas intensas, gravando vídeos, criando páginas, áreas de membros, ferramentas, contratamos designers, programadores e investimos pesado para lançar o Método 3R.

Lançamos no dia 19/08/2016, em 4 dias atingimos 100 assinantes, nossa meta inicial, em 49 dias atingimos todos os estados do Brasil, em 67 dias atingimos 200 assinantes, em 134 dias atingimos 300 assinantes, ufaaaa...

Como todo negócio novo, tem seus percalços, nem tudo são flores, tivemos que realizar diversas atualizações em nossas ferramentas, para atender as exigências e necessidades dos nossos assinantes, gravar muitos e muitos conteúdos, preparar nossa equipe de suporte, de atendimento, de vendas, etc...

Algumas noites de sono foram dedicadas ao projeto, mas quando você quer realizar algo grandioso, você terá que fazer mais do que a maioria faz, terá que sair da sua zona de conforto, terá que ter resiliência para suportar a pressão...

Além disso, terá que atender seus clientes, seus parceiros, ouvi-los, dar atenção máxima aos seus pedidos, é isso que faz a diferença, aproximar-se das pessoas e procurar sempre atende-las.
Lembre-se: leads, prospects, seguidores, fãs, são em primeiro lugar: seres humanos.

Fomos aos poucos adaptando todo o projeto para realmente ser algo transformador para nossos clientes, afinal, estamos no mesmo barco, também somos donos de escola, logo, criamos aquilo que criaríamos para nós mesmos.

Pode acreditar, tem “coração” em cada vídeo, em cada texto que você vê no Método 3R, é um serviço feito de donos de escola, para donos de escola, mas principalmente, de pessoa para pessoa.


O lançamento das chaves com o Professor Luciano Augusto

Alguns podem chamar eu e o William de “malucos”, acho que até somos um pouco... rs... mas precisávamos de alguém que fosse tão “fora da casinha” quanto nós...

Lembra daquela ideia lá de 2014, das chaves? 

Pois é, eu tinha a ideia, mas não tinha os cursos, para desenvolvê-los levaria muito tempo e precisaria de muito dinheiro. (sim, para desenvolver um curso de qualidade há um alto custo envolvido)

Foi aí que, em um grupo de Mastermind na cidade de Marília, nos encontramos com um cara que eu sempre fui fã, o nosso querido Professor Luciano Augusto.

Esse cara é um dos maiores feras do momento no Marketing Digital, ele fatura milhões todo ano e faz o que nós acreditamos ser a base de tudo: ele ajuda as pessoas de verdade.

Ele causa impacto positivo por onde passa e se você participa do grupo dele, o F15D, sabe do que estou falando.

Nesse Mastermind, onde o Luciano ia nos dar um treinamento com uma estratégia que ele utiliza na sua agência digital, acabamos apresentando a nossa ideia das chaves, que imediatamente casou com a ideia que ele também já havia tido.

Resumindo: nós tínhamos a ideia, a ferramenta e a expertise para desenvolver o negócio junto com milhares de escolas do país, o Luciano tinha o principal: 15 anos de experiência com a venda e a produção de cursos online de altíssima qualidade.

Esse encontro aconteceu no dia 25/06/2016, menos de 30 dias depois, dia 19/07/2016, fizemos um pré lançamento do projeto das chaves, que simplesmente foi um estouro, centenas de empreendedores enxergaram ali algo novo e totalmente inovador no mercado.

Bom, do dia 19/07/16 pra cá, nossos dias tem sido bem intensos, para finalizar todas as alterações necessárias nas ferramentas, ajustes nos cursos, processos, treinamento de pessoal, etc... 

Praticamente o mesmo que vivemos no lançamento do Método 3R há um ano, vivemos novamente no lançamento do Projeto EAD em parceria com o Professor Luciano Augusto.

Dividimos as funções e para nossa sorte, temos pessoas do calibre do grande Antonio Greatti, que com sua experiência em vendas e administração está colocando os "pingos nos is" para que o projeto possa ser finalizado e colocado 100% em prática.

Além é claro, de toda uma equipe que trabalha duro diariamente para que tudo funcione o mais perto da perfeição possível, apesar dos desafios técnicos e de tempo que são enfrentados diariamente em negócios digitais.

No momento que estou escrevendo este artigo, estamos a todo vapor finalizando a entrega do portal para apoio às vendas dos nossos parceiros, finalizando a transferência das 15 mil aulas da antiga área de membros para a nova e fazendo todos os ajustes para daí sim, realizar o lançamento do projeto.

A previsão do lançamento do projeto EAD é dia 27/08/2016, onde o Luciano Augusto vai fazer um super Webinar explicando todos os detalhes.


Você vai entender porque esse projeto é perfeito para você, afinal, ele é:


  • Melhor do que ser um PRODUTOR, porque o produto já está pronto para venda.
  •  
  • Melhor do que ser um AFILIADO, porque o produto será todo seu.
  •  
  • Melhor do que negócios CONVENCIONAIS, porque não há os altos custos e riscos.
  •  
  • Melhor do que ter uma FRANQUIA, porque não há as taxas nem os Rolyalties.
  •  
  • Perfeito porque é SEM CUSTOS FIXOS para manutenção do seu negócio.
  •  
  • Perfeito porque você terá ACOMPANHAMENTO E treinamento durante todo o processo.
  •  
  • Perfeito porque é DIFERENTE de tudo que você já viu no mercado.
  •  
  • Perfeito porque já foi TESTADO e aprovado por mais de 45 mil pessoas.


Enfim, é um negócio que ainda não começou, mas já está transformando vidas de centenas de pessoas e empreendedores.

Fique de olho porque é importante que você participe desse projeto desde o começo. :-)

Para participar do lançamento, clique AQUI.

Para finalizar este artigo, quero agradecer de coração pela sua confiança e reforçar nossa intenção de realmente honrar nosso compromisso de sempre surpreender e ajudar você a atingir aqueles seus maiores objetivos de vida.

Além do projeto de chaves, o Método 3R lançará ainda neste mês, dois novos serviços e formas de você alavancar os resultados do seu negócio, fique de olho em tudo isso. :-)

Grande abraço e até o próximo artigo.

Elias Fernando

Autor do Blog Fazendo Certo
Co Autor do Método 3R



PS: Caso você ainda não tenha assinado nossa lista para receber o e-book e os arquivos modelos, aqui está, aproveite, é grátis e sempre será. :) 



Comente com o Facebook:

Um comentário:


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©