Formulário de Cadastro no Topo

Inspire-se: Conheça a História do Gilberto Sucesso do Grupo Sucesso


Este artigo será um pouco diferente, resolvi contar essa história, porque é inspiradora e inspiração é um dos mais importantes ingredientes para o sucesso de qualquer pessoa.

Quando você se sente inspirado, seu cérebro trabalha de uma forma diferente, você começa enxergar soluções, onde antes só via problemas, sua criatividade é aguçada, sua coragem para enfrentar os desafios aumenta e você acaba chegando mais longe na busca de seus objetivos.

Todo esse efeito é causado por algumas químicas que nosso cérebro derrama em nosso corpo, tais como Oxitocina, Serotonina e Endorfina, assim, ficamos mais felizes, eufóricos, motivados, inspirados, uma das formas de usar isso ao nosso favor, é através do Gatilho Mental da História, um dos mais fortes que existem.

Todos nós adoramos ver histórias de superação, por isso, este artigo vai contar a história de um dono de escola que começou do zero, na verdade um pouco abaixo do zero, começou com dívidas e descrédito, mas se tornou um grande exemplo para o nosso segmento.

Através de histórias de sucesso, sentimos no nosso inconsciente que nós também podemos, se outro ser humano fez, nós também podemos fazer, desde que sigamos os mesmos passos, isso é parte do que diz a PNL (Programação Neurolinguística), por isso é tão importante estudar esses  casos. 

A história que vou contar é de um cara que tem sucesso até no nome, literalmente falando, caso você ainda não conheça, vem comigo porque vale muito a pena. :-)


O começo:

Paulo Gilberto Sucesso Silva Corrêa, mas pode chama-lo de Gilberto Sucesso, presidente do Grupo Sucesso, o maior grupo de ensino profissionalizante da região norte do Brasil.

Mas vamos ver a história antes dele inserir o Sucesso no seu nome e também na sua vida, vamos ver um pouco das lutas que ele passou até chegar onde está hoje, vamos "desmontar" um pouco da sua trajetória, para que você possa aprender pelo exemplo e possa tomar passos parecidos para também chegar no sucesso que almeja.

O Gilberto nasceu no Pará, foi criado apenas pela sua mãe, que trabalhava duro para sustentar a casa, ele conta que morava em uma casa de palafitas, em um "charco", um local que mais parecia um esgoto a céu aberto, o mal cheiro era terrível, inclusive tinha vergonha dos amigos, por morar naquele lugar.

Como a grande maioria dos garotos da sua época, teve todas as chances do mundo para seguir outros caminhos, sendo o das drogas e do crime umas das grandes opções, já que ao que tudo indicava, o futuro não era tão promissor... será? ...

Hoje se você conversar com pessoas que seguiram caminhos errados, quase todas irão falar que sofreram na infância, que tiveram uma infância pobre, que tinham más influências quando crianças, porém, é quando vemos histórias como a do Gilberto Sucesso que temos plena certeza que sim, todos temos uma opção de escolha.

Ele poderia ter escolhido ser vítima da sociedade, da crise, da pobreza, mas escolheu ser protagonista e construir a sua própria história.

Sua mãe sempre foi seu pilar, sua sustentação, a educação, o respeito e a honestidade, foram sementes que ela plantou em sua mentalidade desde muito cedo e isso foi formando seu caráter, sua personalidade amigável e foi fazendo com ele que usasse aquela situação difícil da sua infância e adolescência, não para se revoltar, mas para se motivar a mudar a sua situação.


O lixão, o mico e o picolé

Ainda uma criança, Gilberto encontrou uma atividade onde começou dar seus primeiros passos como empreendedor, ele trabalhou em um lixão da cidade, coletando itens do lixo e vendendo para fazer uns trocados para ajudar em casa.

Gilberto conta que era uma atividade meio que sub humana, inclusive comia restos de comida encontrados no próprio lixão, mas que aquilo o ensinou muitas lições, principalmente a de não reclamar da vida e ser grato em cada nova conquista.

Trabalhou como ajudante de pedreiro, mas queria mais, seu primeiro trabalho "formal" foi como garçom, mas logo descobriu que isso não era muito a sua praia, no primeiro atendimento, ao atender o gerente geral do hotel onde trabalhava, deu-lhe um banho de suco.

Depois do mico e de alguns xingamentos, ele descobriu que aquela não era uma área para ele continuar e que deveria procurar outra atividade...

Como tudo na vida tem um "porquê", talvez isso tenha sido crucial para sua vida, é nas adversidades que aprendemos e criamos coragem de dar um novo passo, talvez se isso não tivesse acontecido, hoje falaríamos do Gilberto Sucesso, o melhor garçom da região... :-)

Após um tempo, Gilberto passou para sua nova atividade empreendedora, começou vender picolés, assim, percebeu que seu jeito moleque e simpático, era uma boa característica para realizar vendas, foi então que a ficha caiu, apesar de todas as adversidades que vida tinha lhe colocado, ele tinha um talento natural para se comunicar e vender.

Começa nascer aí o Gilberto Sucesso, aos poucos foi se preparando para novos desafios, sempre foi uma pessoa pró ativa e otimista, típica pessoa de sucesso, que usa a adversidade apenas como motivação para ir adiante, ao invés de simplesmente se lamentar.

O Sucesso está na mente de cada um, como diz Tonny Robbins: Se você acreditar que pode, você estará certo, se acreditar que não pode, também estará certo, é sempre você que está no controle de tudo, sua mente comanda suas ações, suas ações geram os resultados.


De vendedor a divulgador e dono de escola:

Uma outra frase que faz muito sentido nesta história, é a do Flávio Augusto, do Geração de Valor: "O segredo do sucesso em qualquer empreendedor é saber vender, se você não sabe vender, contrate alguém que saiba."  (Em entrevista com Seiiti Arata)

Gilberto Sucesso descobriu a importância de saber vender, assim que começou a vender seus picolés, fazendo um marketing de forma diferenciada, com frases e brincadeiras, logo chamou a atenção...

Com 17 anos, chegou a ser um dos melhores vendedores de títulos do Baú da Felicidade e outros títulos do Silvio Santos em sua região, apesar de ter concluído apenas a 8ª série do Ensino Fundamental II, chegou a passar no curso Técnico de Mineração da Escola Técnica Federal do Pará, mas logo percebeu que poderia ir mais longe se investisse na carreira como vendedor.

Não adiantava, o sangue de empreendedor corria nas veias do jovem Gilberto e como afirma Napoleon Hill em seu livro "Quem pensa enriquece": quando desejamos muito alguma coisa, tendemos a encontrar a solução que buscamos, o desejo e a fé são fundamentais para o sucesso.

Não é sorte como muitos dizem, acontece que se você realmente deseja algo, mesmo que inconscientemente, você fala, demonstra seu desejo e aos poucos, vai realizando ações em direção do seu objetivo, não é sorte, é ação.

Foi então que conheceu uma pessoa que tinha uma escola de Informática na cidade de Bragança no Pará, começou a vender cursos para essa escola e aí sua intuição empreendedora lhe mostrou que esse seria um mercado muito promissor, 

Com as vendas de cursos, percebeu a importância do Marketing Pessoal durante as negociações, passou a melhorar seu comportamento, investir em conhecimento, se vestir melhor (isso ativa o Gatilho Mental da Autoridade), assim, passou a ter e a demonstrar mais confiança.

O sucesso como vendedor de cursos foi grande e rápido, chegando a realizar 800 matrículas em duas semanas de trabalho...

Isso o levou ao seu próximo passo...


Os desafios para montar a primeira escola

Ao perceber que podia vender cursos para as outras escolas, Gilberto Sucesso não teve dúvidas, vou vender para minha própria empresa, mas aí surgiu um pequeno detalhe: "com que dinheiro?"

Afinal, ainda era jovem, não tinha capital, mas tinha o principal de tudo: a meta, a ideia, quando você tem isso muito claro na sua mente, você tem praticamente tudo o que precisa para realizar.

Gilberto já havia trabalhado por um tempo em Manaus, cidade pela qual se apaixonou, inclusive alguns de seus principais desafios, passou nessa bela cidade, onde trabalhou  também com vendas de outros produtos...

Gilberto conta que em sua primeira venda, teve que negociar diretamente com a Secretária de Saúde, um grande desafio, onde vendeu para os funcionários da saúde pública do Amazonas, essa venda rendeu cerca de R$ 900.00 em comissões, algo fantástico para um jovem e novato vendedor.

Foi então que, decidiu iniciar sua primeira escola em Manaus, seguindo o processo do seu mentor, o primeiro passo foi divulgar seus cursos, depois comprar e montar a estrutura para iniciar as aulas...

Ok, mas e o dinheiro para fazer as mídias para divulgar seus cursos? Aí entra a sequência para o sucesso, que segundo o Gilberto é:

1) A ideia é seu principal capital
2) Querer muito este sonho
3) Escrever cada parte do projeto
4) Buscar profissionais que sonhem parecido com você.

Ele tinha a ideia, tinha o sonho, tinha escrito seu projeto e agora partia em busca de pessoas que sonhassem junto com ele, parceiros que pudessem o apoiar em seus primeiros passos.

O primeiro a confiar na sua "ideia maluca" foi o dono de uma gráfica local, que confiou em sua história e produziu os materiais de marketing para ele pagar depois.

O próximo desafio foi encontrar uma sala para alugar, sem dinheiro, encontrou mais uma pessoa que confiou na sua história e alugou o espaço com uma pequena quantia de entrada no aluguel.

Com os materiais de marketing e a sala comercial em mãos, Gilberto partiu para a divulgação para captar seus primeiros alunos, conseguiu 159, nada mal para um início de carreira como dono de escola, com esse valor já conseguiu pagar o aluguel, os materiais de marketing, mas...

Quem disse que a vida de empreendedor é sempre fácil, para finalizar a montagem da escola, Gilberto precisava dos computadores, mesas e demais itens, mas e agora, como comprar tudo isso sem dinheiro?

Gilberto então foi negociar mais uma vez e aí percebeu como é difícil ouvir diversos "nãos", mas é justamente aí que o empreendedor de sucesso se diferencia dos demais, ele ouviu diversos "nãos", mas não desistiu, não se abalou.

Mas afinal, que loja venderia computadores, itens caros na época, para alguém que não tinha dinheiro, nem crédito, nem avalista?

Mas continuou acreditando e depois de muitas tentativas, de muita espera, de muita negociação, conseguiu com que uma loja vendesse 3 computadores 486 de 40 mhz para que pudesse iniciar suas aulas.

Gosto desta parte da história porque parece "impossível", mas empreendedores geralmente fazem coisas que parecem impossíveis aos olhos dos outros.

Logo após iniciar suas primeiras aulas, na época com 3 alunos por computador e todas as dificuldades e correrias de um novo negócio, apenas 10 dias depois, Gilberto voltou na mesma loja para quitar os primeiros três e comprar mais 10 computadores, agora com mais confiança ainda.

Pronto, estava aberta sua escola, que alguns meses depois, em maio de 1995, teria sua primeira filial, na cidade de Manacapuru.


Mais ingredientes do sucesso

Apesar de cerca de 4 meses depois já ter duas escolas, cerca de 25 salas de aula e um negócio começando render bons frutos, Gilberto Sucesso ainda tinha poucas roupas, vivia em uma sala nos fundos de uma das escolas e investia praticamente todo o dinheiro que ganhava na própria empresa.

O empreendedor precisa ter em mente que todo negócio é instável e precisa de dedicação e perseverança para se manter sempre lucrativo, além disso, existe a hora certa para colher os "louros", frutos do trabalho.

A humildade e os pés no chão são dois ingredientes fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, principalmente no momento que as coisas começam a dar certo.

Gilberto percebeu isso logo no começo, quando sentiu grande dificuldade em manter e gerenciar suas duas unidades, foi então que entendeu que nem tudo são flores e que a inexperiência e a empolgação poderiam atrapalhar seus planos de longo prazo.

Após uma difícil decisão, decidiu fechar a filial e se reorganizar para crescer de forma sólida e sustentável, o empreendedor tem que ter os pés no chão, saber a hora de voltar atrás, corrigir o caminho, para então, avançar corretamente.

Um ingrediente fundamental nessa hora é se rodear de pessoas com o mesmo objetivo, pessoas dedicadas, sonhadoras e que desejam seguir o mesmo caminho, Gilberto percebeu isso desde o começo.

Outro ingrediente que não pode faltar são os objetivos de curto, médio e longo prazo, tudo de forma muito clara, Gilberto entendeu esses processos e isso permitiu que a partir desse começo difícil, construísse o que hoje conhecemos como Grupo Sucesso, o maior grupo de educação profissionalizante do Norte do Brasil.

Gilberto tem o objetivo de em até 10 anos, construir 100 unidades pelo Brasil e atingir o número incrível de um milhão de alunos, objetivo este que já está acontecendo neste exato momento, enquanto trabalha com sua equipe na realização desse sonho.


Acrescentando "SUCESSO" ao nome

Como sua escola se chamava "Sucesso Informática", muitas pessoas começaram a chamá-lo de Gilberto Sucesso, como um apelido, até aí tudo normal, até que certo dia, viajando com um amigo, ele perguntou: "Por que você não coloca definitivamente "Sucesso" no seu sobrenome?"

Gilberto ficou surpreso com a sugestão, perguntou ao amigo Advogado se aquilo realmente era possível, quando soube que sim, não teve dúvidas, fez a mudança no seu registro civil, passando a se chamar Paulo Gilberto Sucesso Silva Corrêa, ou seja, carregando o sucesso até no nome, literalmente. :-)

Está nascendo um novo projeto de Sucesso:

Todo empreendedor de sucesso, tem algumas características em comum: Não conseguem ficar parados, procuram sempre inovações e buscam sempre levar o máximo de pessoas ao sucesso, juntamente com eles.

Gilberto Sucesso não é diferente, nos últimos meses, adquiriu uma fantástica metologia de ensino de inglês, algo bem inovador no mercado brasileiro e batizou de Golden Idiomas.

O objetivo da Golden Idiomas é oferecer um novo sistema de ensino de inglês no Brasil, diferente de tudo o que já se viu no mercado, desenvolvido por uma especialista em língua inglesa, com vivência internacional.

A Golden Idiomas será algo inovador que irá promover um aprendizado mais rápido, divertido e flexível de inglês aos alunos, por outro lado, será uma excelente opção de negócio para escolas do segmento de educação profissionalizante e de idiomas.

Além da metodologia diferenciada, a Golden Idiomas também irá oferecer um valor acessível e flexível à metodologia, para que escolas de todos os tamanhos e regiões, possam oferecer essa novidade aos alunos.

Resumindo: os alunos irão aprender melhor e mais rápido, os donos de escola terão um novo e lucrativo negócio em suas mãos.

Por ser um novo projeto do Grupo Sucesso, a Golden Idiomas está com uma proposta diferenciada para novos licenciados, por isso, caso você ainda não tenha Inglês na sua escola, clique no link abaixo e preencha um rápido cadastro para receber esses benefícios com prioridade.

Clique AQUI para preencher o cadastro de intenções e ter acesso a esse sistema inovador de ensino de inglês na sua escola.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma parte dessa história, contada pelo William Paganelli: :-)


Espero que tenha gostado deste artigo e que ele possa inspirar você na sua caminhada empreendedora.

Grande abraço e sucesso!. :-)

Elias Fernando
Autor do Blog Fazendo Certo.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você ainda não assinou a lista VIP do blog, aproveite, é grátis e sempre será! :-)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©