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Estratégia Completa de Inbound Marketing Para Escolas Profissionalizantes


O artigo de hoje pode representar uma grande mudança na sua escola a partir de agora, é algo que está ao seu alcance e só precisa de uma pequena mudança de hábitos, uma quebra de paradigmas.

Hoje falaremos de estratégias usando o Inbound Marketing, ou marketing de conteúdo, ou ainda, marketing de atração, você já ouviu falar?

Sabia que esse é considerado o novo marketing por um dos maiores especialista do mundo no assunto, o famoso Philip Kotler? 

Agora você vai aprender tudo o que precisa para começar usá-lo a partir de hoje em suas estratégias, para aumentar as suas vendas e gerar mais engajamento com seus possíveis clientes. :-)

Garanto a você, este artigo vale cada parágrafo, foi escrito com muito carinho e baseado em muitas experiências práticas e testes reais, boa leitura. :-)


O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é a arte de ajudar, gerar valor, se relacionar e ganhar a confiança do seu prospect, antes de buscar a venda do seu produto.

O Inbound Marketing vem ganhando tanta evidência nos últimos anos que até grandes nomes do Marketing como Philip Kotler, já estão afirmando que esse é o "Novo Marketing".

No antigo método de fazer marketing, você investia "rios" de dinheiro em propaganda, fazendo de tudo para vender direto para o seu cliente, mesmo que ele nunca tenha te visto na vida.

Como diz o ditado: "enfiar o produto goela abaixo no seu cliente, custe o que custar."

Falando nisso, você sabia que 75% pessoas não acreditam em propagandas? Você já parou para pensar quantas pessoas realmente leem um folheto quando recebem? E um anúncio de jornal?

No novo marketing, a ideia é ajudar o cliente a resolver seus problemas e com isso ganhar a confiança dele, de forma a atrai-lo para sua empresa...

Em palavras simples, no inbound marketing você realiza ações para ganhar o interesse do cliente e não comprá-lo, ou seja, você investe em produção de conteúdo para encantar o cliente, invés de investir em propaganda para compra-lo.

Além disso, mesmo depois da venda acontecer, você vai continuar se relacionando com ele, para que você tenha mais do que clientes, tenha amigos, fãs da sua empresa e da sua marca.

O Inbound Marketing está se tornando cada vez mais evidente com o crescimento do Marketing Digital, já que através de ferramentas online, você consegue fazer todo o processo de forma automatizada.

É isso que veremos neste artigo, uma forma simples e automática para você manter um relacionamento constante com seus leads.

No modelo offline, você pode fazer Inbound Marketing com palestras gratuitas, cursos gratuitos, inclusive pequenas consultorias gratuitas, tudo isso de forma presencial, o problema disso é que você precisa de pessoas, tempo e espaço para atender cada grupo.

Já com ferramentas online, você faz a mesma coisa, porém, pode escalar e automatizar tudo, com recursos como Hangout do Google, E-mail Marketing (e esteira de vendas), você consegue atingir 1 ou 1000 pessoas, exatamente com o mesmo trabalho. Perfeito!

Exemplo de Inbound Marketing para Escolas::

Neste exemplo, vamos usar uma escola de informática, mas você pode adaptar para qualquer área que atue, afinal, como pessoas, temos diversas necessidades específicas que podem ser resolvidas com uma informação certa.

Você sabe que as pessoas tem dúvidas rotineiras sobre informática, coisas simples como: zipar um arquivo, reduzir uma foto para enviar por e-mail, criar uma conta no Facebook ou Youtube, etc...

Não parece, mas essas são dores comuns para a grande maioria das pessoas, neste caso, você pode oferecer uma vídeo aula ensinando esses recursos, resolvendo esses problemas.

Ou ainda, oferecer uma palestra online,usando um Hangout do Google, que pode ser transmitida via Internet para quantas pessoas você desejar.

Se preferir, pode escrever pequenos artigos e depois, disponibilizar esses conteúdos para as pessoas que se cadastram na sua lista de contatos.

Enfim, o primeiro passo para desenvolver o Inbound Marketing é a produção de conteúdos gratuitos e de valor para as pessoas que você tem como público alvo.


Mas onde você ganha com isso?

Pense comigo:

Se você ajudou uma pessoa a resolver um problema, tirou uma dúvida, facilitou a vida dela com uma grande sacada, de quem você acha que ela irá comprar um curso quando precisar?

Se ela souber que um amigo, ou alguém da família precisa de um curso, qual será a primeira escola que virá na cabeça dela para indicar?

Além do que, é claro, enquanto você dá uma palestra, envia um e-mail, cria um artigo, você demonstra a importância da pessoa ter o seu curso completo, faz ela sentir o desejo e a necessidade de buscar mais...


Por que o Inbound Marketing funciona tão bem?

Lembre-se: Se você ajuda as pessoas sem pedir nada em troca, você ativa nelas o Gatilho Mental da Reciprocidade, fazendo com que elas sintam o desejo inconsciente de retribuir o favor a você, isso funciona comigo, funciona com você e com todas as pessoas do Planeta Terra.  :-)

Acontece que a grande maioria das pessoas desconhecem isso, não leem, não estudam o marketing e suas evoluções, acham que vender é apenas seguir as velhas técnicas de venda com base na lábia,  "empurrômetro" e na "gastança" com propaganda.

É por isso que o Inbound Marketing representa uma mudança de paradigma, uma mudança de hábitos  na sua escola, então, quando algum "velho de espírito" vir falar para você que isso não existe ou não funciona, fique esperto, ele pode estar descontente com a vida e querendo levar você para o submundo dele. Ele pode ser um "hater". :-)

Uma dica de estudo para essa pessoa é o livro "Free, o futuro dos preços - Chris Anderson."

Uma prova disso é que cada dia mais, as pessoas estão acostumadas com o "tudo grátis", elas querem informação rápida, grátis e fácil de ser consumida, com o Inbound Markerting você entrega tudo isso e ainda aumenta em 80% suas chances de vender para ela depois. 


Pense comigo: 

Se há 15 anos atrás você precisasse aprender Photoshop, o que você precisaria fazer?

Sim, ir correndo para a escola de informática mais próxima.

Se há 15 anos atrás você precisasse aprender inglês, onde iria?

Sim, na escola de inglês.

Hoje se você quiser, tudo isso está na Internet, tanto de forma gratuita, quanto paga, é justamente esse o motivo que a venda de curso presencial se torna cada dia um desafio diferente.

Calma, respire, não se preocupe, isso não significa de forma alguma que o mercado esteja acabando, nada disso, porém, o mercado está mudando, junto com a mentalidade do nosso público alvo.

A maioria das pessoas que hoje procuram uma escola, é porque querem o curso completo, com acompanhamento do instrutor, querem a participação com os colegas da escola, fazer parte do grupo, querem o certificado de conclusão, querem colocar isso no currículo...

Além disso, os pais confiam mais em pagar um curso presencial para seus filhos, do que um curso online, até porque, é um fato que cerca de 60% das pessoas que iniciam um curso online, não terminam e isso acontece por falta de disciplina.

Tudo isso joga ao nosso favor, porém, a sua linguagem, a sua forma de venda, precisa ser adaptada a essa nova realidade e o Inbound Marketing representa diretamente essa mudança.

Talvez você pense: "mas isso é muito complicado de fazer".

E eu respondo para você o seguinte:

Não é não, mas irá exigir uma quebra de hábitos, assim como se você decidir comer mais fruta e salada a partir de hoje, não será fácil, mas é perfeitamente possível, você só precisará de um pouco de disciplina.

Se você tirar meio dia para montar uma estratégia de Inbound Marketing, com dicas específicas para o seu público alvo principal (informática para escolas de informática, inglês para escolas de inglês, etc), você conseguirá montar uma estratégia completa.

Isso mesmo, em meio dia você cria todo o processo de Inbound Markerting para automatizar todo o processo de entrega de conteúdo para seus leads (possíveis clientes).


Inbound Marketing no pós atendimento:

O que você faz com as pessoas que passam pela sua escola e não compram o seu curso?

Aquela pessoa que passou pelo processo completo de atendimento e mesmo assim, não quis comprar, o que fazer?

Aqui no blog já falei que você deve ao menos oferecer uma última proposta especial para ela ter mais dois dias para tomar a decisão e comprar o seu curso, mas podemos ir bem além disso...

Se você colocar o e-mail dessa pessoa em uma esteira de vendas (sequência automática de e-mails), ela passará a receber suas dicas e ofertas a partir daí, tudo de forma automática.

Vamos mais além:

Se você faz isso e o seu concorrente não faz (provavelmente não faz), você está dando um passo gigante em direção à venda do seu produto.

Enquanto o seu concorrente está investindo pesado em mídias caras, como: folheto, rádio, jornal, TV, etc... Você estará construindo uma grande lista de contatos da sua cidade e região, quase que de graça.

Por que, quase de graça?

Simples, quando você começa executar uma estratégia eficiente de Inbound Marketing, as pessoas compartilham suas informações, indicam amigos, afinal, você está realmente ajudando elas sem pedir nada em troca.

Essas indicações, compartilhamentos e cadastros, são feitos quase que gratuitamente.

Formas para realizar seu Inbound Marketing:

1) Blog corporativo:

Ter um blog da sua escola é algo muito simples, você pode criá-lo no Blogger.com ou via WordPress, lembrando de sempre deixa-lo com um domínio profissional, algo como "blog.suaescola.com.br".

Você usará o blog para toda a comunicação com o seu público alvo.

A grande vantagem de um blog em relação à uma página de Facebook, ou outra rede social, é que o blog é seu, ninguém tira ele do ar, nem bloqueia, já uma página de Facebook é do Mark Zukkerberg, ou seja, ele pode removê-la amanhã ou depois se preferir. :-)

Resumidamente, a ideia é criar conteúdo relevante para o seu público alvo, gerando cadastro das pessoas que passam pelo seu blog e se relacionando, a fim de gerar interesse delas no seu curso, assim, de tempos em tempos, você faz uma grande oferta para essa lista de contatos.


2) Página de Facebook:

Caso ainda não tenha, crie uma página de Facebook para sua escola e comece criar dicas e outros posts relevantes, o ideal é que você crie as dicas no seu blog e poste os link na página, de forma que as pessoas vão para o blog para ler o artigo.

Em caso de vídeos, é interessante postar nos dois locais, para que as pessoas possam ver o vídeo sempre precisar sair da página do Facebook, fazendo isso, o vídeo será muito mais visto.

A grande vantagem de uma página de Facebook, é a facilidade em impulsionar um post, fazendo com que você consiga atingir milhares de pessoas em poucos minutos, através de anúncios pagos.


3) Grupos de Facebook:

Divulgar em grupos é uma excelente forma de promover seus produtos, mas cuidado, um erro muito comum em quem utiliza Grupos para divulgar, é simplesmente colocar a propaganda lá, algo como: "Promoção do curso fulano de tal"...

Geralmente esse tipo de coisa não chama atenção, além do que, corre-se o risco do administrador do grupo achar que você é um spam e remove-lo, sem contar que você ganha a fala de "spam" ou "chato".

A sacada simples, mas altamente eficiente na hora de usar grupos, é você sempre dar uma dica interessante e só no final, fazer uma chamada para a ação, que pode ser um cadastro na sua lista, ou inscrição para um novo curso que você está lançando.

É uma "propaganda indireta", isso é Inbound Marketing.


4) WhatsApp / SMS

Pense rápido, o que 99% das pessoas tem no bolso hoje em dia? Sim, celular, o celular praticamente faz parte do corpo atualmente, portanto, temos que manter presença ali também.

O WhatsApp tem dois recursos muito interessantes que são as Listas de Transmissão e os Grupos.

Se você tem Whats instalado, provavelmente já participa de algum grupo, mas e lista de transmissão, será que você já está em alguma?

A lista de transmissão permite que você envie mensagens pessoais para até 256 pessoas com um toque, o único detalhe da lista de transmissão é que o contato precisa ter o seu número gravado no celular dele, senão, não receberá a mensagem.

Para fazer Inbound Marketing de forma simples através de Whats e SMS, você pode enviar o link encurtado com o bit.ly com uma dica importante para um determinado grupo de pessoas, (fornecedores, ex-alunos, familiares de alunos, desistentes, etc)

Sempre no final da dica, você convida a pessoa para visitar sua escola, fazer um curso online, baixar um e-book, etc...

Com essa máxima interação, quando você fizer uma promoção, com certeza terá muito mais participação do seu público alvo.


5) E-mail Marketing

O e-mail marketing ainda é a melhor opção para interação com seus prospectos, principalmente por permitir a automação do processo, para isso, basta você usar uma ferramenta de e-mail como o E-Goi (clique AQUI para saber mais sobre o E-Goi).

Com uma ferramenta de e-mail marketing, você criará a sua esteira automática de vendas, já falamos disso em outros artigos, a esteira nada mais é do que uma sequência de e-mails que você envia para todas as pessoas que se cadastram na lista para receber dicas sobre determinados assuntos.

Você também pode programar o envio de e-mails no dia do aniversário das pessoas, para quem faz tempo que não abre seus e-mails, para sempre abre, etc...

Exemplo prático e rápido de aplicação:

Você pode criar um anúncio em Facebook oferecendo uma série de dicas e sacadas "ninjas" sobre Excel, as pessoas irão se cadastrar na sua lista para receber essas dicas gratuitas.

Todas as vezes que alguém se cadastrar, passará a receber seus e-mails automaticamente, conforme a sua programação, que pode ser um por dia, um a cada dois dias, enfim, você define.

Obviamente, pessoas que se cadastrarem, tem algum interesse nesse conhecimento, portanto, são fortes candidatos a fazer um curso completo e avançado de Excel na sua escola.

Dicas rápidas sobre e-mail marketing:

É importante que você escreva de forma pessoal, não da escola para o aluno, mas de você, para o aluno, quanto mais pessoal, mais lido será o seu e-mail.

Lembre-se: as pessoas se conectam melhor com outras pessoas, do que com empresas.

Agora vamos ver algumas estatísticas interessantes sobre o Inbound Marketing, com base no conteúdo do viverdeblog.com do Henrique Carvalho, meu mentor em conteúdos escritos. :-)


Números sobre Inbound Marketing:

Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound Marketing.
O Inbound Marketing é responsável por mais de 90% dos cliques na internet enquanto o Outbound Marketing fica com os outros 10%;
75% das pessoas não acreditam em anúncios;
60% dos consumidores de sentem mais confiantes a respeito de uma companhia depois de ler conteúdo personalizado em seu site;
93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca;
84% das pessoas de 25 a 34 anos abandonam um site favorito por causa de anúncios intrusivos;
68% dos consumidores vão ás redes socais para lerem publicações sobre produtos.

Fonte: viverdeblog.com


Inbound Marketing com o Método 3R

O Método 3R oferece a você uma plataforma pronta para você usar como Blog Corporativo, dentro de um site modelo, que você recebe ao assinar, além de sala de aula ou vídeoteca para você utilizar na sua escola.

Quem é assinante do Método 3R anual, tem acesso a diversos mini cursos e palestras online (que podem ser facilmente adaptadas para modo presencial) e assim, facilitar ao máximo a realização do Inbound Marketing, gerando o máximo de valor para os alunos e leads.

Exemplos de cursos e palestras disponíveis: Informática para o dia a dia, Aprendizagem acelerada, Designer para iniciantes, Empregabilidade, Windows 10, etc...

Além de diversos outros mini cursos que estão sendo desenvolvidos e serão liberados nos próximos dias e meses, o trabalho não para. :-)

Sem contar o assinante tem acesso aos treinamentos de E-mail marketing, Marketing Digital e Gatilhos Mentais, para que tenham a solução completa em um só lugar.

Saiba mais do Método 3R clicando AQUI.

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Então é isso, este foi um artigo bem completo sobre um tema que está mudando nosso jeito de fazer marketing e vender nosso cursos.

Espero que tenha gostado e que comece colocar em prática na sua escola.

Não se preocupe, no começo parece complicado, mas assim que iniciar, você começará a acostumar e até gostar de todo o processo criativo que acontece no Inbound Marketing. :-)

Nos vemos no nosso próximo artigo, grande abraço e muito sucesso. :-)

Elias Fernando
Autor do Blog Fazendo Certo.


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