Formulário de Cadastro no Topo

[Reflexão] Os 9 maiores erros que você pode estar cometendo na sua vida pessoal e profissional



Hoje vamos falar dos principais erros que você pode estar cometendo e que com absoluta certeza, podem atrapalhar muito na sua vida pessoal e profissional. (erros que você pode corrigir hoje mesmo)


Resolvi falar disso porque nos últimos dias temos avançado Brasil adentro com o Método 3R e com isso, "dado de frente" com pessoas de vários perfis diferentes.

E como sempre lidei com pessoas e estudo muito o nosso comportamento (do animal humano), percebo que há pequenos, mas importantes erros a serem corrigidos em muitos empreendedores.

E falo isso porque eu mesmo já me encontrei cometendo alguns desses erros no passado e só depois que percebi e busquei a correção, passei a ter mais paz para encontrar o verdadeiro caminho como empreendedor (eu cometia muito os erros 03, 06, 08 e 09  listados abaixo). :-)

Dois desses erros tem sido muito comuns, são eles:

Donos de escola infectados pelo "Vírus da Soberba/Vaidade":

Este donos de escola simplesmente não aceitam mudanças, qualquer opinião de fora ou diferente daquela que está cravada na sua mente, é motivo para brigas, críticas e ofensas.

Eles procuram demonstrar que estão tão alto que não precisam de nada, nem ninguém, sabem de tudo e não tem mais nada a aprender.

No fundo eles estão sentindo exatamente ao contrário, mas eles tem medo de demonstrar isso e usam a soberba para desviar o foco (isso serve para todos, não apenas donos de escola)

É uma espécie de consolo temporário, é uma fraqueza disfarçada de "cara feia"...


Outros infectados pelo "Vírus da Desgraceira Aguda"  :-)

Estes donos de escola não acreditam mais em nada, nem em si mesmo, nem na sua escola, nem no seu ramo, eles colocaram na cabeça que o "mercado está ruim"...

Mesmo que do "outro lado da rua" outra escola esteja crescendo cada vez mais, porém, ele não vê isso, o foco dele está sempre vendo o lado ruim da história... 

Esse é um grande problema, pois esse "vírus" está dentro da cabeça do empreendedor, é o que chamamos de "Mindset", ele configurou seu pensamento de forma errada e negativa.

Já falamos sobre isso neste artigo.

O lado bom de tudo isso é que é possível resolver.

Para isso só é preciso fazer uma profunda autocrítica, coisa que poucos querem, o ser humano tende a não querer mudar de opinião, mesmo sabendo que está errado... 

Resumindo: depende apenas de você e a sua mente.

Em 99.9% das vezes, somos nós mesmos os responsáveis pelo que acontece em nossa vida, muitas vezes tentamos achar um culpado, mas lá no fundo, a culpa é sempre nossa...

Esses 0,01% que você não tem culpa, é quando, por exemplo, cai um raio na sua cabeça em um dia de sol quente... Entendeu? :-)

Bom, vamos ver alguns defeitos e erros que você pode estar cometendo e isso vai prejudicar o seu desempenho:


1) ARROGÂNCIA / SOBERBA / VAIDADE:

Com certeza este defeito você já deve saber desde criança que é errado, mas talvez você não se toque quando está sendo arrogante com as pessoas a sua volta.

O arrogante demonstra isso e ao contrário do que ele imagina, que está passando um ar de "poder", está apenas demonstrando um ar de "fraqueza", que precisa de mais atenção, uma espécie de criança mimada.

Esse defeito afastará as pessoas de você e fará com que perca a confiança, sem pessoas e confiança, suas possibilidades de dar certo são bastante reduzidas.


2) PREOCUPAÇÃO COM STATUS:

Muito parecido com o erro um, porém, aqui você se mantém amigável, mas internamente, seu ego e sua auto estima estão sempre feridos...

Essa é a moda do momento, "Status", em excesso, ele causa ansiedade, preocupação e até depressão, afinal, por mais que você invista no seu status, sempre terá alguém acima de você.

Sempre existirá alguém mais bonito, mais forte, mais rico, mais chique, mais inteligente, mais esperto, etc...

Se preocupar em excesso com status é um erro fatal que afetará diretamente na sua felicidade (a interior, não a que você demonstra no Facebook)


3) EXCESSO DE CONFIANÇA / DESCONFIANÇA:

Confiar demais ou desconfiar demais são grandes defeitos que você deve buscar o equilíbrio.

Meu defeito sempre foi confiar demais, até que em 2006 tomei um grande golpe, onde estelionatários compraram quase 200 mil em nome da minha empresa...

Depois passei a desconfiar de tudo, ai percebi que isso estava me atrapalhando também, perdi bons negócios e até amigos por conta disso...

Justamente por isso é importante a gente se autocriticar e buscar o equilíbrio, ou seja, nem todo mundo é mal, nem todo mundo é bom, pense nisso e ouça sempre a sua intuição. :-)

Falando em intuição, a Revista Super Interessante deste mês fala exatamente deste assunto e mostra como a ciência prova que intuição existe e você pode usá-la a seu favor. 


4) FALTA DE ATENÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT

Esse defeito já foi classificado como uma doença e ganhou o nome de Síndrome de Burnout e basicamente ele é o excesso de fadiga mental.

Nossa vida anda cada dia mais corrida, nos cobramos cada dia mais, temos o sucesso como uma obrigação, se não chegarmos lá, consideramos como um fracasso, ficamos ansiosos...

O sintoma mais evidente da Síndrome de Burnout é o esgotamento físico e emocional, que acaba se desdobrando em outros sintomas e atitudes negativas, tais como:

Agressividade, Isolamento, Alterações bruscas de humor, Problemas de concentração, Lapsos de memória, Ansiedade, Pessimismo, Baixa autoestima e tantos outros...

A solução é a de sempre parar e refletir sobre o que você anda fazendo e principalmente, parar de se COMPARAR com outras pessoas.


5) EXCESSO DE COMPARAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS:

Este defeito está muito ligado ao "defeito do excesso de status", somos seres sociais, evoluímos para ser assim, está enraizado em nosso cérebro.

Com isso, tendemos a nos comparar e quando isso acontece, o sofrimento interno vem a tona, porque como já falamos na questão anterior, sempre haverão pessoas melhores que a gente em alguma coisa.

Portanto, excesso de comparação com outras pessoas pode ser o eliminador da sua felicidade e paz (interior, não a que você demonstra para os outros)


6) EXCESSO DE ANSIEDADE

Nos dias atuais, a ansiedade é a inimiga número um da felicidade, da produtividade e dos resultados reais de qualquer empreendedor.

Excesso de atividades, comparação o tempo todo com outras pessoas, excesso de informações, auto cobranças cada vez mais exigentes, sem um propósito bem definido...

Tudo isso faz o empreendedor "travar", por isso, deixar de se cobrar por coisas inúteis (como a comparação com outros) é um dos primeiros passos para melhorar.

Entender que tudo tem um tempo (mesmo que você dê tudo de si e trabalhe 24 horas por dia), é outro passo importante para você se acalmar.

Além disso, meditar, ouvir músicas de meditação, exercícios físicos e momentos de laser são cruciais para reduzir esse sentimento ruim.


7) EXCESSO DE DOGMAS / CRENÇAS LIMITANTES:

É incrível a quantidade de dogmas e crenças limitantes que um ser humano carrega em sua mente, praticamente todos nós temos alguma e muitas vezes nem percebemos.

Justamente por isso a auto crítica é fundamental para descobrir aqueles pontos cegos, que limitam você de dar um passo a frente.

Procure descobrir quais pensamentos estão limitando você, principalmente os ligados as crenças que envolvem riqueza x pobreza.


8) AVERSÃO À MUDANÇA DE HÁBITOS:

Segundo o Livro o Poder do Hábito, levamos até 90 dias para mudar um hábito que está enraizado em nossa memória e para mudar, precisamos primeiro perceber que ele não está nos fazendo bem.

Para entender de forma mais fácil com estes exemplos: 

Observe o jeito que você veste e tira a sua blusa, preste atenção nesse jeito..

Observe o jeito e a sequência que você toma banho, preste atenção nesse jeito.

Se você fizer isso, perceberá que sempre faz do mesma forma, isso é um hábito automatizado na sua memória, você faz sem pensar que está fazendo (como andar e dirigir)

Agora é importante você entender que também tem hábitos negativos que impedem você de ir adiante, de melhorar sua vida, de ser mais feliz, ter mais paz, etc...

Perceber novos pontos de vista e analisar seus hábitos negativos é uma demonstração de inteligência e auto controle.

ATENÇÃO: se você fica bravo quando alguém toca em um hábito negativo seu, fique atento, você está sendo "ignorante" no sentido literal da palavra.


9) EXCESSO DE "SÍNDROME DA FACILIDADE":

Deixei por último este defeito, mas considero ele um dos piores para quem deseja empreender.

A "Síndrome da Facilidade" é você achar que a sua vida é que está difícil, porque tudo é ou deveria ser fácil.

Aí você começa se comparar com outras pessoas e achar que é um injustiçado pelo mundo, começa achar que o "gramado do vizinho é mais verde que o seu e que a grama dele cresce menos que a sua e por isso é mais fácil de cuidar...".

No nosso mundo, de donos de escola, vemos muitos empreendedores sofrendo a toa, achando que o mercado não tem mais jeito, mas que no fundo é ele que não esta querendo mudar, ele continua batendo nas mesmas teclas de anos atrás, que não funcionam mais.

Mas ele não quer sair da zona de conforto e fazer diferente, ele está preso na "Síndrome da Facilidade".

Por exemplo: 

Ele faz uma campanha de qualquer jeito, não tem resultados e considera que a culpa é do mundo.

Ele faz meia dúzia de ligações para vender seus cursos, não vende nenhum e considera que a culpa é do político "xxx".

Ele briga com quem der uma opinião diferente e uma dica mais difícil de ser colocada em prática.

Por aí vai, achar que as coisas acontecem de forma fácil, pode afundar qualquer negócio.

O que dá certo, é a insistência, é saber ouvir 1000 nãos, na esperança de receber sim no 1001.

Basta olhar as histórias de sucesso dos grandes empreendedores (sem precisar se comparar com eles).

Você precisa ter em mente que nada é tão fácil como parece, apenas dá impressão que o outro fez de forma fácil, simplesmente porque você não está acompanhando a luta do outro lado.

Isso não é "papo de motivação", isso é um fato muito real na nossa vida, quando nos damos conta de verdade sobre isso, mudamos nossa forma de pensar e agir.

Mudamos nossa referencia de problemas e isso faz tudo parecer mais fácil do que de fato é.

Como diz o Conrado Adolpho: 
O problema não é o problema, o problema é como você lida com o problema.

...........................................................................................................

Bom, este foi um artigo com cunho mais teórico, mas de extrema importância para melhorarmos nossa percepção do mundo.

Espero que você realmente reflita sobre isso e procure corrigir estes defeitos, que são absolutamente normais, afinal, somos humanos, passíveis de erros, mas principalmente, racionais e com capacidade de melhorar a cada dia.

Grande abraço e até a próxima dica!

Elias Fernando.
Autor do Blog Fazendo Certo.



Se você ainda não assinou a lista VIP do blog, aproveite, é grátis e sempre será! :-)
---------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©