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Técnicas e Ferramentas Para Otimizar o Uso das Suas Redes Sociais


No último post falamos sobre o comportamento nas redes sociais, agora, vamos conhecer algumas técnicas e ferramentas para otimizar ao máximo os benefícios que elas oferecem para nossas empresas.

As redes sociais vão muito além de apenas distração e diversão, se bem utilizadas, podem promover nossa escola e nossos cursos, gerar cadastros e engajamento com nossos clientes, informar e muito mais, por isso, neste artigo, vamos ver uma série de dicas práticas:

1) Poupe tempo, atualize tudo em um só lugar

Se você tem mais de uma rede social, o HootSuite (https://hootsuite.com/pt-br) ou o PostCron (http://postcron.com/pt) são as soluções para reduzir o tempo que você passa atualizando essas redes. 

Eles  permitem reunir várias redes sociais em um único local e atualiza-las de uma vez só, com poucos cliques.

Ambas possuem versões de teste e pagas.


2) Viralize seus posts com PagSocial

O PagSocial (www.pagsocial.com) é um serviço gratuito e muito bacana, com ele você cria um conteúdo (e-book, vídeo aula, dica, etc) e oferece em seu site e redes sociais, para ter acesso a esse conteúdo as pessoas precisam compartilhá-lo com seus amigos, ou seja, fazem o "pagamento social", com isso, sua marca e seus produtos são espalhados gratuitamente pela rede. 


3) Agilize suas divulgações em Grupos do Face

Divulgar em grupos do Facebook é uma excelente forma de atingir milhares de pessoas com poucos cliques, mas fazer isso manualmente pode tomar boa parte do seu tempo, por isso, há soluções que facilitam e automatizam esse trabalho, por exemplo:

Auto Sender Pró: (www.autosenderpro.com.br)
FB Auto Sender: (www.fbautosender.com.br)


4) Aumente rapidamente seus fans com FanGates

Uma das melhores estratégias para aumentar seus fans em uma rede social como Facebook é usando a estratégia de FanGates, com elas, você troca uma dica ou um outro tipo de brinde (um e-book por exemplo) pela curtida da sua página.

Em resumo, para ter acesso a um brinde que você está oferecendo, ela precisa curtir sua página.

Além da curtida na página, você pode coletar o e-mail desse fã, para isso, basta você direcionar o visitante para uma página de captura de e-mails

Veja este exemplo na página do Programa Aprender: http://migre.me/qT4dH 

Após curtir a página, ele leva para um formulário para que o visitante cadastre seu e-mail e aprenda uma técnica de memorização.

Atualmente você pode criar FanGates usando serviços de e-mail marketing como o do E-Goi (inclusive na versão gratuita)


5) Aumente suas vendas com anúncios do Face

Ainda são poucas as empresas do mundo off line que usam as redes sociais como um meio de captar novos contatos e clientes, muitas ainda imaginam que isso é apenas para empresas online, o que de fato não é. 

Já falei aqui no blog que utilizo o Facebook há pelo menos 3 anos para divulgar e vender meus cursos presenciais, para isso, basta criar um anúncio focado no mercado local, bem simples, prático e barato.

Com 20.00 é muito fácil você atingir 2000 a 3000 mil pessoas. :-)

Observe um exemplo de anúncio e algumas dicas de como ele deve ser.

Clique para ampliar



Dica: curso completo e gratuito de Anúncios do Facebook:
(uso e recomendo este curso, do meu amigo Rodolfo)


7) Volume social **

Um dos sonhos de quem usa redes sociais para negócios é ter milhares de seguidores, mas isso não é tão fácil, já que existem milhões de páginas disputando cada curtida e atenção dos internautas, no entanto, há uma solução mais rápida para conseguir isso, pagando pelas curtidas em serviços existentes na Internet (não vou recomendar um específico porque estes serviços entram em saem do ar constantemente), portanto, é apenas a título de informação... é possível... porém...

** ATENÇÃO: é importante salientar que apenas "volume social" não quer dizer aumento de vendas ou maior número de clientes, afinal, se você compra esse volume, ele não terá nenhum engajamento com sua marca, será apenas um volume para ser mostrado, o mais importante para sua empresa é o engajamento.

Fica a dica para sua reflexão! :-)


Dicas gerais e importantes:


8) Promova o engajamento com seus seguidores

Este é o "x" da questão quando o assunto é rede social para seu negócio, você precisa se engajar com seus seguidores, para isso, não fique apenas tentando vender para eles, ajude-os de verdade, crie conteúdo de valor, dicas, vídeos, compartilhe informação útil e interessante.

Gere conteúdo que incentive seus seguidores a interagir com sua página (curtir, compartilhar, comentar), é isso que o "page rank" das redes sociais analisa  e usa para promover ainda mais sua marca.



9) Participe corretamente de Grupos (sem spam)

Como já disse antes, participar de grupos e´uma excelente forma de promover seu negócio, com um clique, você divulga para milhares de pessoas...

Porém, é preciso fazer isso corretamente, nada de "spam", se você ficar o dia todo postando propagandas chatas, sem ajudar ninguém, suas postagens serão cada vez menos visualizadas, até que você seja banido do grupo, sem contar que você cria uma imagem negativa.

Outro problema disso é que se denunciarem você,  o Facebook pode bloquear sua conta para sempre.

Vejo muita gente usando os "autoposts" em grupos, sem nenhuma noção do que estão fazendo, um exemplo clássico é ver dono de escola divulgando seus cursos em grupos de donos de escola, quer dizer, é uma tremenda perda de tempo, além de ser chato... :-)

Dica:
Ajude as pessoas, poste informações úteis, que gerem algum benefício para elas, com isso, você atrai a atenção para seu negócio e aí sim, pode tentar vender algo depois. 

Por exemplo: se você está divulgando um curso de Corte de Cabelo, você pode dar algumas dicas sobre cortes e então, no final, divulgar o seu curso. :-)


10) Use o "Compartilhe e Concorra"
Uma estratégia bem simples e funcional para nossas escolas é usar o "compartilhe e concorra", ou seja, você está divulgando um curso específico, você cria uma arte bacana e coloca: "compartilhe este post e concorra a tal brinde,que será sorteado dia tal"... 

O resultado varia muito conforme o curso, mas é possível você divulgar e fechar uma turma completa para um curso, simplesmente usando esse recurso diferente e gratuito.

Fiz isso recentemente com um curso de Soldador, tivemos mais de 60 compartilhamentos e uma turma com 18 alunos fechada. Veja o modelo abaixo, junto com a imagem, fiz uma descrição com os benefícios do curso.


    Clique para ampliar



12) Encurte seus links

Se você vai postar um link com uma dica no seu site ou em outra página, é comum que esses links sejam extensos e cheios de números e caracteres especiais, isso afasta as pessoas, elas ficam com medo de clicar e ser um virus, quando você encurta e descreve o que tem no link, aumenta muito a confiança e os cliques.

Para encurtar seus links utilize serviços como:
bit.ly   -  migre.me   - goo.gl

** Inclusive com bit.ly é possível você saber quantos cliques esse link já teve. 


13) Mantenha suas redes sociais atualizadas

Um fator importante é manter sempre a rede social da sua escola atualizada, ao menos três vezes por semana, para isso, uma das formas mais simples é usar o recurso de programação de postagens que o Facebook oferece.

Em resumo, você pode dedicar alguns minutos na segunda feira para programar os posts de toda a semana.

Poste dicas sobres os cursos que você oferece, dicas sobre saúde, tecnologias, mensagens de otimismo, humor inteligente, etc...

Só relembrando: jamais use a rede social da sua escola para postar qualquer coisa pessoal, saiba separar as duas pessoas, a jurídica e a física. :-)


14) Cuide da privacidade da sua rede social

Quando alguém marca você ou sua empresa no Facebook, essa marcação aparece direto na sua linha do tempo, o problema é que essa marcação pode ser um vírus ou um post indesejado, por isso é importante você bloquear postagens automáticas no seu perfil e página.

Para resolver, basta acessar as opções de privacidade do Facebook e marcar a opção  que somente você pode publicar na sua linha do tempo.


15) Administre o seu tempo nas redes 

Nós perdemos a noção do tempo quando estamos nas redes sociais, em pesquisas feitas por psicólogos em todo o mundo, as pessoas ficam assustadas quando descobrem a quantidade de horas que passam nas redes.

O maior problema de tudo isso é a aquela sensação de frustração ou de tempo perdido que fica depois, muito parecida com a depressão que as pessoas sentem quando passa o efeito de uma droga...

Sim, parece forte a comparação, mas realmente, sem perceber, acabamos nos tornando viciados...

Falando nisso, perae que só vou curtir uma fotinha aqui e já termino o texto... ok... vamos lá... :-)

Brincadeiras a parte, é importante que tenhamos um controle eficiente sobre esse tempo, para que possamos cumprir com todas as nossas metas diárias... :-)

O site www.minutesplease.com ajuda você a fazer esse controle, ele notifica quando você permanece em um site por "tanto tempo", basta você escrever o link do site e o tempo de permanência que deseja ser notificado... bem legal... 

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Então é isso, espero que você tenha gostado deste artigo e que ele possa melhorar ainda mais os processos da sua escola.

Forte abraço e sucesso!!!

Elias Fernando
Autor do Blog


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