Formulário de Cadastro no Topo

Interativos ou Presenciais em Turma Fixa? Qual é a Melhor Metodologia Para a Escola?


Esta semana conversei com um amigo que tem escola em uma cidade de aproximadamente 20 mil habitantes, ele me disse o seguinte:

"Elias, to pensando em parar com o interativo e ficar só com as turmas, acho que as pessoas aceitam melhor, aqui na minha cidade o interativo não vai muito bem... etc..."

Depois de quase ter um ataque dos nervos ao ouvir isso, tentei esclarecer que esse seria um grande tiro no pé, já que em uma cidade pequena, o interativo oferece inúmeras facilidades para manter a escola com o caixa saudável...


Desculpe, mas preciso ser sincero neste assunto:

Esse pensamento limitante que muitos donos de escola ainda insistem em ter em pleno 2015, de que "na minha cidade o interativo não vai bem", é um dos maiores culpados pelo fechamento de escolas nos últimos anos.

Mude, acompanhe as mudanças que acontecem e são inevitáveis, não queira remar contra a maré porque isso vai machucar o seu bolso... 


Tenha isto em mente:

- Seu cliente quer flexibilidade para estudar, ele tem pressa, não quer esperar você formar uma turma para ele entrar (claro, a não ser para cursos onde não há a opção do interativo)

- Ele quer agilidade para poder concluir o curso em dois ou três meses e não em um ano e meio como muitas escolas ainda insistem em fazer, achando que estão ganhando com isso.

- Ele quer pagar o curso do jeito dele, pagando parcelas conforme o bolso dele permite, ou até à vista para obter descontos...

- Ele não aceita mais aquela forma engessada de venda de cursos de antigamente, talvez ele até faça a matrícula por empolgação na hora da venda, mas as chances de desistência são eminentes.

E essas vantagens e flexibilidade, só o método interativo oferece...

Pensando nisso, resolvi fazer este post para ajudar alguns donos de escola em sua decisões:


Indo direto ao ponto, qual é melhor, Interativo ou em turma?

Resposta: ambas, sua escola deve trabalhar com as duas metodologias. 


Por que?

Para a escola, não tem como comparar a quantidade de vantagens que a metodologia interativa oferece em cima da metodologia convencional, em turma... (flexibilidade de horários, de duração, facilidades com instrutores,ocupação da sala, do horário, etc)

Para cursos que envolvem apenas manuseio do computador e teorias, o Interativo é a melhor opção, principalmente para as cidades menores.

Porém, para alguns cursos, não tem outro jeito, você precisa ter uma sala de aula para ministrar cursos em turma.


E as objeções?:

Vamos analisar o exemplo do meu amigo, ele alega que "sempre" tem um aluno ou pai de aluno que reclama do método de ensino...

Já comentei sobre isso em outro post, onde falei do "curso sem professor", portanto, não vamos detalhar muito...

Mas, em uma resposta bem rápida, digo o seguinte: 

Sempre terá alguém para reclamar do seu curso, não importa o método ou sua qualidade, você nunca vai agradar a todos, infelizmente essa é a realidade, por melhor que você preste o seu serviço, isso é da natureza humana.

Faça o teu melhor, mas tenha em mente que em algum momento, alguém vai reclamar, sabendo disso, você evita maiores frustrações.

Que fique muito claro: os poucos que irão reclamar do método interativo, não fazem frente aos muitos que vão fazer o seu curso justamente pela flexibilidade que você oferece.

Em resumo, no final das contas, seu faturamento será muito maior com o interativo do que sem ele.


Mesmo assim, claro, ofereça cursos em turma:

O curso em turma exige uma série de desafios, como: 

- Necessidade de fechamento de turma mínima, 
- Ocupação fixa do horário e da sala de aula
- Necessidade de um professor experiente e com boa didática...

Porém, para muitos cursos eles são a melhor ou a única saída, por exemplo:

Um curso que trabalho bastante é o de Soldador, não tem como fazer um curso desses no método Interativo, portanto, trabalhamos com as duas metodologias.

O importante é que no final do mês, as duas metodologias formam o faturamento completo que a escola precisa para cumprir com as metas. 


Resumo das principais diferenças entres os métodos:

Para facilitar, fiz um resumo das principais diferenças, tanto para o aluno, quanto para  escola que é o foco do nosso post de hoje.

Na nossa área de arquivos, você encontra essas imagens em formato de Corel, se preferir, pode inclusive colocar o banner com as diferenças para o aluno na sala de aula.




















Então é isso, espero que este post seja importante para sua tomada de decisão e continue acompanhando o blog, muitas novidades estão chegando por aí. :-)

Abraços

Elias Fernando
Autor do Blog.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PS: Se ainda não assinou nossa lista VIP, aproveite, é grátis e tem muita novidade lucrativa vindo por aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©