Formulário de Cadastro no Topo

[Importante] Faça Pesquisas de Satisfação Periódicas Com Seus Alunos e Responsáveis



Olá, você tem o costume de perguntar a opinião dos seus alunos (e se possível, dos responsáveis pelos seus alunos) sobre a qualidade da sua escola e sobre as necessidades que seus alunos tem?


Um dos princípios da Fórmula de Lançamentos (o famoso curso de Marketing do Érico Rocha), fala muito sobre a importância de ouvir o cliente, para então, oferecer a ele a solução que ele espera e não aquela que nós achamos ser a ideal... 

Quando eu falo aqui no blog que oferecer cursos rápidos é melhor do que ficar tentando segurar o aluno por 2 anos num cursinho básico de informática, não estou opinando por achismo...

Essa opinião foi formada através de pesquisa feita há muitos anos atrás e depois testada na prática, só então pude ter a certeza que a mudança de mentalidade era necessária... 

Ou seja, quando ouvimos a opinião do nosso cliente, acertamos no alvo, descobrimos as necessidades e então oferecemos a ele exatamente o que ele quer e precisa...


Mas como fazer isso?

A melhor e mais simples forma de fazer isso é através de uma rápida pesquisa de satisfação com seus alunos e se possível com os pais dos alunos também.

Importante: peça a opinião sem pedir o nome do aluno, senão, ele terá medo de ser sincero com você e essa sinceridade é muito importante para que você saiba a realidade e não só receba alguns elogios que servem apenas para inflar o ego.

Sempre fiz as pesquisas através uma tabelinha impressa, (tem o modelo no nosso Google Drive), porém, hoje a Internet nos oferece recursos que facilitam nossa vida, vamos ver os dois exemplos:


Google Forms / Google Drive:

Serviço gratuito que permite criar formulários de pesquisa em poucos minutos, após concluir a montagem do formulário, você terá um link exclusivo para enviar aos clientes.

Com as respostas em mãos, você pode exportar para o Excel e criar gráficos para melhorar a visualização das respostas.

Passo a passo para criar um Google Form:

2) Nos Apps no canto direito, escolha Google Drive
3) Faça o login com seu e-mail do Gmail ou conta Google.
4) Clique em Meu Drive - Novo Arquivo - Formulários Google

A partir daí, basta criar seu formulário.

Modelo de pesquisa pronta:
Link encurtado -> http://migre.me/qpK25


Dicas extras:

Encurte a URL antes de enviar para seu aluno:

Para enviar o link do formulário aos clientes, recomendo encurtar o link, fica mais amigável, para isso, você pode usar o migre.me ou outras opções como bit.ly.


Survey Monkey é outra boa opção para criar pesquisas:

Para formulários, existe também o Survey Monkey, considerado o mais completo serviço de formulários de pesquisa, porém, tem uma versão gratuita bem limitada, se você quer ter todos os recursos, terá que pagar em torno de 299 dólares por ano.

Para saber mais, acesse www.surveymonkey.com

----------------------------------------------------------------------------------------------

Então é isso, espero que você tenha gostado destas dicas e possa aplicá-las aí na sua escola.

Elas foram criadas baseadas em uma conversa que tive com meus amigos Ferrari Junior de Garça - SP e Hubo Paixão de Ilha do Governador - RJ, dois empreendedores que assim como eu, estão sempre "inventando moda" nesse nosso mercado fantástico. :-)

Forte abraço e sucesso.

Elias Fernando
Autor do Blog.


PS1: meu "quase estúdio" para gravação de vídeos está pronto, a qualquer momento começo liberar alguns conteúdos nesse novo formato, espero que você goste e contarei muito com as suas dicas e críticas. :-)

PS2: O próximo post será muito interessante para reduzir as desistências da sua escola, baseada na conversa que tive com meu amigo Fabiano Carvalho, diretor de uma grande escola de Piracicaba - SP, fique de olho porque vai valer a pena. :-)


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se ainda não assinou nossa lista VIP, aproveite, é grátis e tem muita novidade lucrativa vindo por aí.






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©