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Dica Para Reduzir Desistências e Aumentar o Valor Percebido do Seu Curso



Olá, neste post quero compartilhar uma super dica para reduzir sua taxa de desistências e ao mesmo tempo, aumentar o valor percebido do seu curso.


A dica é do amigo Fabiano Carvalho, diretor de uma grande escola na região de Piracicaba - SP.

As desistências e a falta do devido valor percebido pelo curso, são alguns dos desafios que toda escola enfrenta no dia a dia, indiferente do porte, do método, da região...

Algum tempo atrás, fiz este post dando dicas para o combate às desistências, agora, quero compartilhar mais este artigo... 


Direto ao ponto:

O Fabiano cita que:

Em momentos de redução financeira, o curso é geralmente um dos primeiros "gastos" a serem cortados, diante dessa situação, eu comecei fazer o seguinte:

Realizar reuniões de pais semestrais nas quais entrego os exercícios, provas, trabalhos e uma avaliação bimestral do aluno.

Quando o pai sai da escola com um punhado de papeis embaixo do braço é notável a satisfação em seu rosto e é bastante comum ouvir frases como: essa escola vale a pena, olha quanta coisa meu filho fez.

Abaixo você pode ver um documento onde o professor preenche com informações sobre o comportamento do aluno em sala de aula.

É com base nele que qualquer funcionário da coordenação pode passar informações sobre o aluno mesmo não sendo o professor.

Além desse documento, as provas, trabalhos e exercícios também são entregues na reunião.






































Modelo de avaliação pessoal do aluno (clique para ampliar)



Resumindo a dica:

De tempos em tempos (conforme a duração do seu curso), converse diretamente com os responsáveis dos alunos, entregue uma avaliação pessoal feita pelo instrutor e entregue todas as atividades que o aluno fez...

Fazendo isso, você aumenta o valor percebido pelo curso e automaticamente reduz as desistências, ou seja, aumenta a prioridade do aluno em concluir o curso.

 Como disse Leonardo da Vinci:
"A Simplicidade é o último grau da sofisticação."

Lembre-se: São atitudes simples que causam grandes impactos na melhoria diária de nossas escolas. :-)

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Espero que você tenha gostado de mais esta super dica e fique de olho no Blog, tem novidades interessantes chegando por aqui... :-)

Abraços

Elias Fernando 
Autor do Blog


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3 comentários:

  1. Fazer o pós venda (ligação depois de uma semana que o aluno iniciou as aulas) ajuda muito. para saber se ele esta gostando do curso, se foi bem atendido e lembrete de pagamento.

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    Respostas
    1. Excelente dica, Lucas. Obrigado! :-) Vou aproveitar para dar o exemplo real do Netshoes, quando você compra algo lá, assim que você recebe o produto, alguém liga para saber se deu tudo certo com a compra, se você ficou satisfeito, se tem alguma dúvida e depois fazem um bom agradecimento... resultado, a gente acaba comprando de novo (gatilho mental da reciprocidade)... não sei se eles fazem isso para todas as compras, nas que fiz, sempre aconteceu... está aí mais um bom exemplo para fazermos em nossas escolas também... :-)

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  2. Sim, faço isso na Escola onde trabalho. e minhas perdas diminuíram em 30%.
    separo um dia da semana em um certo horário, monto minha planilha e ligo para todos
    os meus alunos. isso ajuda muito!!

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