Formulário de Cadastro no Topo

[Dúvida] Como Escolher Uma Metodologia de Ensino Interativo?


Olá, hoje vamos ver as dicas essenciais na hora de escolher uma boa metodologia de ensino.

Atualmente existem dezenas, senão, centenas de metodologias interativas no mercado, tem para todos os gostos e bolsos, porém...

Com tantas opções, qual escolher?

Esse é um fator crítico para qualquer escola, afinal, influencia diretamente no futuro da empresa.

Neste artigo, vou dar minha opinião pessoal, apesar de ter plena consciência que este é um assunto que envolve várias opiniões e pontos de vista diferentes.

Esta opinião foi baseada em testes de várias metodologias, até chegar naquela que atendia melhor as exigências que eu tinha no momento da escolha.

Para isso, lá em 2007, reuni dois instrutores e um técnico em informática e durante uma semana, testamos várias metodologias e fomos dando uma nota para classificá-las.

Levando em conta: conteúdo, qualidade, visual, preço, tecnologia, suporte, etc...

Abaixo, vou explicar melhor essas exigências que levei em conta, não vou citar qual metodologia escolhi, para manter a imparcialidade do blog.

O objetivo é fazer com que você reflita sobre o que é mais importante para sua empresa na hora de escolher sua metodologia.

--------------------------------------------------------------------------------------------

As exigências básicas foram:


1) Usasse simuladores (para legalizar os softwares):

Poucas escolas se preocupam com isso, no entanto, se você quer dormir em paz, é importante começar a pensar em deixar sua empresa 100% dentro da lei de sofwares.

Eu queria deixar minha sala de aula legalizadas, mas sabia que era "impossível" fazer isso se tivesse que comprar várias licenças de Windows, Office, Autocad, Photoshop, Corel Draw, etc...

Então, o primeiro passo foi escolher uma metodologia que usasse simuladores do software real, assim, só precisaria licenciar o sistema operacional (Windows).

É normal que muitos empreendedores tenham visões diferentes, portanto, não estou fazendo críticas a nenhuma metodologia, como disse, é apenas uma opinião.


2) Funcionasse com "multiusuários"

Minha segunda exigência foi que o sistema rodasse em terminais multiusuário, assim, eu conseguia transformar um PC em 4 e com isso, teria quatro computadores com uma única licença de Windows.

Ou seja: Transformar um micro em 4 e apenas uma licença de Windows para 4 micros.

(esta é uma questão que ainda gera dúvidas em muitas pessoas, não há uma especificação exata na lei ou nas regras de software quanto a isso, porém, ainda vale a questão que é um sistema por HD, ou seja, são quatro máquinas usando apenas um HD, portanto, é legal)


3) Tivesse uma boa variedade de cursos:

A escola precisa de variedade para atingir públicos diferentes e com isso aumentar o poder de venda, principalmente se você tem escola em cidades menores.

É importante você atender o jovem a procura de emprego, a criança a procura do curso kids, o idoso a procura do curso para melhor idade, o adulto que precisa de cursos profissionalizantes, enfim...

Enfim, com variedade você multiplica seu público.

Além disso, a variedade é importante para que você possa ter vários cursos para oferecer gratuitamente, a fim de promover sua escola em suas campanhas.


4) Tivesse conteúdo de qualidade:

Esta é a parte crucial do método de ensino interativo.

Não adianta ele ser lindo, todo enfeitado, cheio de efeitos visuais, se o aluno só aperta avançar, avançar e conclui o curso sem aprender nada.

Talvez nas primeiras aulas ele até ache "bonitinho", mas logo perceberá que não está aprendendo e está perdendo dinheiro, com isso, vai desistir e ainda criticar a escola. 


5) O suporte fosse eficiente:

A pior coisa que existe é uma escola depender de um sistema interativo que falha com muita frequência e o suporte não resolve com tempo hábil, isso mina a motivação do aluno e causa desistências e reclamações.

O suporte portanto, é um fator extremamente importante e que precisa ser visto antes de contratar uma nova metodologia.

Claro, suporte não apenas técnico, mas também nas questões comerciais e pedagógicas.


6) O padrão visual e a tecnologia:

Um dos sistemas que testamos era feito em Power Point, o aluno ia lendo e avançando, resumindo, não tinha interatividade, apenas uma apresentação simples com um botão avançar...

Outra era extremamente linda, moderna, cheia de efeitos visuais e de sons, porém, em 10 minutos o aluno concluía a lição, ou seja, focaram no visual e esqueceram do conteúdo.

Enfim, a metodologia precisa equilibrar a aparência, tecnologia usada com o conteúdo apresentado.

O aluno precisa ter a certeza que está aprendendo, senão, ele desiste e fica chateado.


7) Tivesse um preço justo / escalável:

Quando você procura uma metodologia, você precisa de um parceiro, não de um sócio.

Há metodologias com preços bem fora da realidade da maioria das escolas, o que não é lá muito justo, afinal, a metodologia não faz nada sozinha, não basta ela ser a melhor do mundo, se a escola for pequena ou a cidade não tiver um mercado compatível.

Claro, manter uma empresa de sistema interativo é algo bem complexo, precisa de uma boa estrutura, profissionais experientes, enfim, o preço precisa ser justo para que a empresa também possa manter seu padrão de qualidade.

Caro não é sinônimo de bom, nem barato sinônimo de ruim, é preciso testar para ver se aquele produto atende suas expectativas.


8) Não tivesse limitações

Sabe a Internet limitada do celular? Pois é, isso é chato, ninguém gosta.

Limitações acabam impedindo o crescimento do empreendedor, mesmo que inconscientemente ele fica se segurando, com receio de contratar um plano maior e não conseguir pagar, por isso, é importante que o empreendedor tenha liberdade para crescer...

Esse crescimento possa ser escalável, ou seja, a medida que a escola for crescendo, o plano da metodologia vá acompanhando gradativamente, tornando-se justo para os dois lados.


9) Personalização com a marca própria

É muito importante que o aluno sinta que está estudando com a sua escola, a identidade visual precisa ficar na cabeça do aluno.

Até porque, você pode abrir uma nova unidade amanhã ou depois em uma cidade que use a mesma metodologia, porém, se você usa sua marca própria, não haverá conflitos.


10) Controle administrativo eficiente

O controle administrativo é o coração da escola, é através dele que você toma decisões e fica sabendo da saúde da sua empresa.

Se a metodologia interativa não tem um bom controle administrativo, você terá que pagar por esse serviço a parte o que vai aumentar seus custos.

Uma solução interessante para este caso é ter seu próprio sistema administrativo, porém, uma boa solução assim fica bem cara. 


11) Oferecesse liberdade com relação ao material:

Essa é uma questão de estratégia pessoal, eu sempre optei por entregar somente o material didático digital (PDF) e caso o aluno quisesse o material impresso, ele poderia comprar a parte, algumas metodologias condicionam o método ao uso obrigatório de apostilas e isso tira a liberdade da escola.

A metodologia que utilizo, pede o material em algumas aulas, mas permite que eu tenha somente o material para uso em sala, ou seja, eu só compro material quando vendo para o aluno.


12) Material didático de qualidade:

Completando a questão 11, é de suma importância que a metodologia ofereça um material didático de qualidade e personalizável, como citei acima, precisamos manter o foco no padrão visual e na construção de uma marca sólida.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Enfim, na época estas foram essas as exigências que levei em consideração na hora de escolher uma metodologia.

Após testar na prática várias opções, optei por aquela que atendeu minhas exigências e ficou dentro da expectativa.

Além das exigências acima, há alguns diferenciais que considero importantes na hora da escolha, são eles:

- Integração para envio de SMS direto do sistema
- Sistema gerencial que funciona off e online
- Vasto material de divulgação e modelos
- Fábrica e loja própria de apostilas e brindes com baixo custo

Enfim, para quem ainda está em dúvida sobre qual metodologia utilizar, fica aqui minha recomendação pessoal, faça os testes para ver se a metodologia que você pretende escolher atende bem essas e suas outras exigências. :-)

Então é isso, espero que este artigo tenha sido importante na sua busca constante pela melhoria da sua empresa.

Forte abraço e sucesso.

Elias Fernando.
Autor do Blog Fazendo Certo.



Se você ainda não assinou a lista VIP do blog, aproveite, é grátis e sempre será! :-)
--------------------------------------------------------------------------------------------------




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo que o autor disse, existe no mercado muitos sistemas bons e baratos, inclusive eu testei a Advance, fechei com eles, mas por um probleminha ocorrido eu acabei partindo para outro sistema, me preocupei agora com a questão dos softwares originais, isso é muito difícil hoje, valores absurdos de caros, agora cada dono de escola tem que analisar, e não sozinho, sempre com outras pessoas, porque o curso não é para nós e sim nossos clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque vc parou com a Advance?

      Excluir


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©