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15 Dicas Para Aumentar a Eficácia dos Seus Materiais de Marketing



Olá, um dos temas de e-mails que mais recebo aqui pelo blog é:
"Você tem um modelo de material para divulgar tal curso?"


Ou ainda:
"Você já ouviu falar da campanha "tal"? Será que ela funciona?"

Estes realmente são alguns dos dilemas de muitos empreendedores:
Qual material devo usar?
O que e como escrever o material?
Qual oferta / promoção é a melhor?
Qual frase de impacto será a ideal?
Coloca uma imagem ou não?
Se deu resultado lá, será que aqui também vai dar?
Quanto mais modelos, melhor?

Com este artigo vamos clarear as ideias referente a este assunto, boa leitura. ;-)


Experiência própria:

Para iniciarmos, deixa eu compartilhar com você o meu exemplo:

Por muito tempo eu procurei o material de marketing perfeito, a promoção perfeita, algo que poucas pessoas tinham acesso, aquele segredo do marketing que só alguns bons divulgadores sabiam.

Eu era aquele "moleque chato", que ficava "espiculando", tentando descobrir o "pulo do gato"...

Nessa busca, nos últimos 16 anos, acumulei aqui milhares de modelos de mala direta, de folders, cartazes, scripts, etc...

A gente vai guardando aquele monte de arquivos, olha de vez em quando, mas toda vez que vai criar uma campanha, prefere refazer do zero...

Já passou por isso?

Pois é, o problema é que quanto mais material você tem, mais dúvidas e menos foco na realização da sua campanha você terá...

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Bom, para tentar resumir este tema que daria um pequeno livro, vou listar o que considero o "x da questão" quando o assunto é criar um material de marketing para nossas campanhas.

Leia com muita atenção e se precisar, releia novamente. :-)
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Questões cruciais que você precisa entender definitivamente:

1) Você pode ter um milhão de modelos, existem muitos para você baixar gratuitamente nos Grupos do Facebook, no nosso Google Drive, em outros sites que oferecem esses materiais, independente da quantidade, você vai usar apenas uma "meia dúzia" (experiência própria)

2) Os modelos de materiais devem ser usados apenas como base para criação das suas campanhas, que devem ser focadas e adaptadas ao seu mercado.

3) Não é o material que vende, o material deve apenas chamar a atenção do prospect e o incentiva-lo a uma visita, o que faz a diferença e gera o resultado é o conjunto da obra do material com o seu planejamento e principalmente, com a pessoa que fará o fechamento.

4) Você precisa entender ao menos o básico de "copywrite" que é a linguagem de vendas (usando técnicas como os gatilhos mentais), aproveite e dê uma lida neste post sobre esse tema.

5) Pode acontecer da campanha "Fulana de tal" que gerou 100 matrículas na escola do seu amigo, não gerar nenhuma matrícula na sua (ou vice versa) e não há nada de errado com isso, é simplesmente questão de entender o momento, a região, o que já foi feito, enfim, o mercado em si.

6) Vendemos um produto de informação e que exige uma atenção maior ao prospect no momento da venda, nosso produto exige que você crie o máximo possível de valor, é isso que faz a diferença, esse é o "pulo do gato", a atenção que você dá ao cliente durante o atendimento, não apenas o que está escrito no material.

7) Seu material precisa ter uma chamada o mínimo comercial possível e o máximo de geração de valor para a vida do cliente, fale menos do produto, menos da sua empresa e mais do que o seu curso pode melhorar na vida do cliente e quais problemas ele pode resolver.

8) Em uma carta de vendas ou folder, o título e o primeiro parágrafo são os principais itens a serem planejados, se errar aqui, perderá todo o material, se for usar imagem é a mesma coisa, a imagem deve chamar atenção e criar a curiosidade na mente do prospect, para que ele leia o restante.

9) Reforçando: o que vende é o vendedor, o material apenas atrai a visita, é diferente de um supermercado que vende pelo material, fala do produto, das condições de pagamento, do preço, etc, nós vendemos informação e essa informação é vendida muito melhor pessoalmente e depois que geramos valor e confiança para o prospect.

(lembre-se: existe um abismo de diferenças entre o vendedor e o atendente)

10) Cada campanha precisa ser planejada antes da execução (processo, custos, metas, prazos, treino da equipe, etc), se você simplesmente roda um monte de material e espalha pela cidade, você está apenas fazendo o famoso Marketing de Esperança.

11) É sempre bom relembrar que propaganda enganosa é crime, além disso, os alunos e seus pais estão cada vez mais bem informados e portanto, aquelas estratégias velhas e malandras de antigamente, podem lhe dar um doido processo quando você menos esperar, portanto, se prometeu, cumpra. 

12) Gere valor antes da venda, ou seja, ofereça benefícios reais e incondicionais para seus clientes, forneça módulos gratuitos dos seus cursos, brindes, palestras, video aulas, e-books, etc, quanto mais valor (benefícios) você entrega, menos preço seu cliente vê. 

(Lembre-se: Quando o cliente vê mais valor do que preço, ele compra o seu produto)

13) O planejamento de qualquer material deve levar em conta estes fatores:

-- Chamar a atenção (imagem, título, frase de impacto)
-- Despertar a curiosidade, necessidade, desejo ou "dor" 
-- Chamar para a ação (visitar a escola, acessar um site, ligar)
-- Escassez de prazo e vagas

14) Saiba criar seus próprios materiais usando Corel ou outra ferramenta compatível (é incrível a quantidade de donos de escola que eu conheço que não sabem editar arquivos em Corel Draw, sempre brinco que na cidade dele eu conheço uma ótima escola que tem esse curso) :-)

Tenha paciência de estudar e aprender algo novo a cada dia, como agora, que você dedicou alguns minutos para ler este artigo, parabéns, você está um passo a frente.

15) Use as gráficas online e economize com a produção dos seus impressos, por exemplo: www.atualcard.com.br, www.cartoesmaisbarato.com.br, www.eurocartoes.com.br)


POST EM CONSTRUÇÃO... 



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