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Plano de Marketing para 2015 (exemplo / sugestão)











Olá amigos, neste post quero compartilhar uma sugestão simplificada de Plano de Marketing para 2015, é apenas uma sugestão, pois, cada empresa precisa se ajustar conforme sua realidade, sua cidade, etc...

É muito importante planejar e anotar suas ações desde o começo do ano, esse planejamento antecipado reduz aquela sensação de não saber o que fazer no próximo mês ou na próxima semana, com isso, a sensação de pressão e estress na sua mente também são reduzidas. 

Claro que você poderá fazer ajustes e mudanças ao longo do ano, mas com um bom planejamento, você já terá o "norte" para o ano inteiro.

As sugestões de marketing que passo aqui, são possíveis de ser feitas por todas as escolas, indiferente do porte ou faturamento, basta ajustar a quantidade das ações conforme sua realidade.

Na nossa pasta de arquivos de Marketing tem modelos para todas as campanhas, para receber o acesso, basta se cadastrar em nossa lista.


Dicas fundamentais para seu marketing em 2015:

- Crie uma nova promoção por mês, por quinzena ou por semana, tenha sempre uma "carta na manga" para oferecer ao seu cliente na hora do fechamento da venda (lembre-se das Casas Bahia, toda semana ela tem uma promoção "bombástica" na TV, sua escola pode e deve fazer o mesmo)

- Mensure cada campanha, saiba qual foi o resultado de cada ação (custo x resultado), com isso, você vai fazendo adaptações para saber onde deve investir maior esforço e dinheiro no futuro.

- Lembre-se: seu maior ativo são os cadastros de possíveis clientes (prospects), por isso, você deve trabalhar o ano inteiro para aumentar esse ativo, esta é uma das principais funções no marketing em uma escola de cursos livres (veja este post).

- Faça 1 ou 2 panfletagens ao mês, conforme a dica do E-book, em cada uma você destaca um curso ou promoção especial na frente do folder, já no verso, coloca a lista com os demais cursos que sua escola oferece, isso vai fixando sua marca e quais são os cursos que sua escola oferece.

- Faça divulgação em mídias de massa (rádio, jornal, tv, som de rua, outdoor, cartazes no comércio) todos os meses, a cada mês  você executa uma ou duas ações (ou mais, conforme sua estrutura), sempre destacando um ou no máximo dois cursos de cada vez.

- SMS e Telemarketing devem fazer parte da rotina da sua escola, estabeleça uma meta de enviar por exemplo: 100 SMS por dia e fazer 30 ligações (simples, apenas chamando a pessoa para comparecer na escola para receber uma bolsa parcial de estudos e um curso gratuito)

- Lembre-se: O objetivo de toda ação de marketing deve ser levar o prospect até sua escola, para que seu vendedor possa fazer o atendimento e fechamento da venda (veja este post)...

- Mantenha sua equipe comercial sempre bem treinada, com bons argumentos de vendas e sabendo lidar bem com as objeções, peça para que eles leiam estes dois posts (post 01 e post 02)

- Procure sempre fazer grandes lançamentos dos seus cursos, sendo eles novos ou não, usando várias mídias para cada um, mostre empolgação em cada ação, isso desperta a atenção nas pessoas.

- Foque na venda a vista, no cartão ou no cheque, ofereça benefícios para os clientes optem por estes planos (mais variedades de horários, brindes, descontos, etc), assim, você fatura em uma venda, o que faturaria em um ano se vendesse no boleto ou carnê.

- Divulgue e mantenha o foco nas suas vendas diariamente, sem descanso, siga o exemplo das Casas Bahia, todo dia algo novo, um produto novo em destaque, uma promoção nova, etc... 


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Não esqueça, para fechar uma venda, a sequência deve ser mais ou menos esta:

- Conhecer o cliente, seus sonhos, seus problemas (porque ele foi até você?)
- Despertar o desejo no cliente, mostrando o que seu curso pode fazer para melhorar a vida dele
- Apresentar as vantagens que sua escola oferece
- Mostrar seu preço normal (que deve ser meio que assustador) 
- Apresentar sua oferta / promoção irresistível (descontos, bônus, benefícios)
- Mostrar que é uma condição diferenciada e por tempo limitado.
- Despertar a sensação de perda/prejuízo que ele terá se não comprar agora

- Fechando a venda ou não, pedir indicações para aumentar sua lista de prospects e continuar seu processo de marketing.

- Se não fechar a venda, entregar uma proposta por escrito que será válida por mais 2 dias para garantir aquela condição especial.

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Vamos ver um exemplo simplificado de Plano de Marketing:

Janeiro:
- Promoção de início de ano: dois cursos pelo preço de um + 01 MP4 de brinde na hora
- Enviar uma mala direta pelos Correios para ex-alunos / responsáveis
- Fazer uma campanha de indicação de amigos com os próprios alunos

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, fazer 15 dias de rádio, colocar 01 outdoor + faixa de matrículas abertas na fachada, fazer som de rua por uma semana, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Fevereiro: 
- Promoção do mês: desconto de 30% para novas inscrições + 01 MP4 de brinde na hora
- Fazer uma campanha de SMS com todo o cadastro

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes  novos no comércio da região, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Março: 
- Promoção do mês: desconto de 25% + um curso para outra pessoa da família
- Fazer uma macro para o ensino médio
- Campanha do currículo grátis para levantamento de cadastros

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes  novos no comércio da região, fazer 15 dias de rádio, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Abril: 
- Promoção do mês: Desconto de 25% + 3 Cupons para Concorrer um Tablet ou Viagem
- Fazer uma marco em escolas infantis (6 a 11 anos)

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes  novos no comércio da região, fazer som de rua por uma semana, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Maio: 
- Promoção do mês: Desconto de 30% + um brinde de uma lista (brindes de até 50,00)
- Fazer uma macro para o ensino fundamental (5º a 9º ano)

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes  novos no comércio da região, fazer 15 dias de rádio, colocar 01 outdoor, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Junho: 
- Promoção do mês: Não paga a 1ª parcela + Cupom de desconto de 10% na Loja "tal"
- Fazer um telemarketing com todo o cadastro

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, faixa de matrículas abertas na fachada, fazer som de rua por uma semana, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Julho: 
- Promoção do mês: Desconto de 25% + Curso "tal" para o aluno ou alguém da família
- Fazer uma grande campanha com o comércio (coleta de cupons, descontos para funcionários, etc)

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, fazer 15 dias de rádio, fazer som de rua por uma semana, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Agosto: 
- Promoção do mês: um mês de aula 100% grátis + desconto de 25% para os demais meses
- Fazer uma macro com igrejas (oferecendo brindes para a igreja e entidades filantrópicas)

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Setembro: 
- Promoção do mês: volta a fazer dois cursos pelo preço de um
- Faz uma grande campanha com indicação de alunos (com mala direta, tele e sms)

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, fazer 15 dias de rádio, fazer som de rua por uma semana, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Outubro: 
- Promoção do mês: isenção da 1ª parcela + desconto de 20% para as demais
- Faz uma grande campanha com pesquisas de rua (street + tele + sms)

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Novembro: 
- Promoção do mês: inscreva-se e leve um Tablet (sem sorteio e garantido em contrato)
- Fazer uma campanha do Tablet completa

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, fazer 15 dias de rádio, colocar 01 outdoor do Tablet, fazer som de rua por uma semana, manter classificados de jornal por 30 dias...)


Dezembro: 
- Promoção do mês: Desconto de 40% para novas inscrições
- Campanha / cobrança com desconto de até 60% para devedores
- Fazer uma mega campanha de brindes com panfletagem / som de rua / rádio / cartazes, etc

(E ainda: fazer 2 panfletagens no mês, enviar 100 sms por dia, fazer 30 ligações por dia, colar 100 cartazes no comércio da região, fazer 15 dias de rádio, fazer som de rua por uma semana, manter classificados de jornal por 30 dias...)

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Claro que é apenas um exemplo simplificado, você não precisará seguir essa ordem ou essas campanhas, mas aqui você pode ter uma ideia de como é possível ter uma nova ação a cada mês e se planejar antecipadamente para esse trabalho.

O segredo está em COLOCAR EM PRÁTICA, fazendo isso, suas vendas e seu faturamento vão crescer com absoluta certeza.

Portanto, se você não faz, contrate divulgadores de sua confiança para fazer esse trabalho para você, se programe antecipadamente para isso, para sempre ter uma reserva de dinheiro para pagar os custos do trabalho (hotel, material, etc).

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Então é isso pessoal...

Este é meu último post em 2014, a partir da próxima semana pretendo tirar umas "mini férias", afinal, a correria deste ano foi grande e todos nós merecemos um bom descanso no fim de ano... ;-)

Espero que estas informações sejam relevantes para seu negócio e que possam ajudá-lo a melhorar a cada dia, este é o objetivo deste trabalho.

Estou muito empolgado para 2015, tem muita novidade para ser lançada aqui, fique comigo e tenho certeza que valerá muito à pena.

Desejo de coração: um Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo a você, à sua família, amigos e colaboradores. 

Até janeiro e que 2015 seja o melhor de todos os anos!  ;-)

Elias Fernando
Autor do Blog

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Um comentário:

  1. Feliz Natal e um ano repleto de realizações, pra vc tb Elias!

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