Formulário de Cadastro no Topo

Os projetos de cursos gratuitos do governo, afetam minha escola? O que fazer?













Olá amigos, hoje, dia 27/10/14, já sabemos quem vai comandar nosso país nos próximos 4 anos, gostando ou não, temos que aceitar e seguir adiante, é normal que cada um tenha uma preferência, com suas razões e pontos de vista, mas, não vamos deixar que questões políticas mudem nosso foco e nosso desejo de crescer em nosso mercado... vamos em frente... ;-)

Mas, vamos ao que interessa: o impacto disso em nosso ramo!

Alguns amigos me questionaram sobre o que fazer com relação aos "Projetos Sociais" que o governo vem implantando, como: Jovem Aprendiz, Pronatec e outros, isso atrapalha o nosso ramo?

Ainda dá para crescer em nosso ramo, mesmo com esses projetos?

Vou direto ao ponto e depois explico o porquê: 
NÃO ATRAPALHA E SIM, DÁ PARA CRESCER!

Vamos entender alguns detalhes que geralmente não são citados quando se fala em Projetos Sociais do governo e que acabam sendo usados para "terrorismo eleitoral"...

... Para piorar, alguns donos de escola estão criando um outro tipo de "terrorismo" que atinge nosso ramo, como se esses projetos fossem acabar com nossas escolas... 

ESQUEÇA ISSO, não passam de lendas urbanas, dogmas, igual "comer manga com leite mata", é só você buscar a informação correta que você descobre a verdade rapidinho.  :-)

Esses projetos que levam cursos técnicos e profissionalizantes para pessoas carentes são excelentes e com certeza devem continuar, você que é dono de escola, só precisa se adaptar a essas mudanças e continuar seu trabalho normalmente!

POR QUÊ ESSES PROJETOS NÃO ATRAPALHAM NOSSO RAMO?

1º) Não atingem todos os público, você pode atingi-los.
2º) Tem uma grande limitação em relação às regras com as vagas oferecidas
3º) Só oferecem o curso X ou Y, você pode oferecer o cursos de "A até o Z"
4º) Você pode descobrir que cursos serão oferecidos e oferecer outros
5º) Comparados ao nº de habitantes, as vagas são mínimas.

Aqui estão apenas alguns motivos, existem vários outros, enfim, os cursos oferecidos por estes projetos são diferentes e tem outros focos, eles não são nossos concorrentes, inclusive você pode ganhar com eles, veja abaixo como fazer isso corretamente.


O QUE FAZER PARA NÃO SER ATRAPALHADO POR ESSES PROJETOS?

Geralmente esses projetos são promovidos e administrados pela Secretaria de Assistência Social dos municípios, em parceria com o sistema S ou outras instituições, as vezes, pela própria secretaria, usando uma escola particular como a nossa, que é contratada para gerenciar o curso.

Aqui em nossa cidade, ganhamos uma licitação em 2013 e renovamos em 2014, para contratar os professores e auxiliares administrativos que promovem o Jovem Aprendiz, que é feito pelo próprio município. (Atenção: não temos nada a ver com o projeto em si, apenas somos contratados pela prefeitura e contratamos às pessoas que trabalham nele, falo mais sobre isso adiante)

Portanto, o primeiro passo é entrar em contato com a Assistência Social da sua cidade e obter as seguintes informações:

1º) Quais cursos serão oferecidos gratuitamente no município?
2º) Quando e onde esses cursos serão oferecidos?
3º) Para quem eles serão oferecidos?

Com estas três respostas em mãos, basta você andar na contramão dos projetos, ou seja, você NÃO precisa nem deve concorrer com eles, pode simplesmente oferecer cursos diferentes e manter seu trabalho normalmente como sempre fez.

Como já citei em outros posts: se adapte ao mercado, não queira adaptar o mercado a você!

Pergunte também, se haverá alguma licitação para promoção de algum treinamento que você possa oferecer através da sua escola, se houver, participe e aproveite para aumentar seu faturamento.

Aqui já participamos de licitações para:

- Contratar os professores do Jovem Aprendiz
- Contratar professores para dar aula de informática para crianças carentes
- Contratar professores de cursos de pintura e artes 
- Contratar professores de educação física para o pessoal da terceira idade.

São vários projetos que a Assistência Social da sua cidade promove, muitos acabam ficando na gaveta por falta de uma empresa que assuma e execute os projetos, como já falei em outros posts, você pode fazer mais pela sua comunidade, informe-se com a prefeitura da sua cidade e bons negócios! ;-)

Lembre-se: para participar de licitações, você deve ter sua empresa aberta corretamente (ter CNPJ, emitir notas fiscais) e claro, estar com seus impostos em dia.

Importantíssimo: 

Tome muito cuidado ao querer usar os projetos do governo como argumento ou base para vender seus cursos, você não precisa disso, há muitas formas para vender sem precisar se envolver com esse tipo de argumento, que pode virar um grande problema legal para sua escola.

Ao promover seus cursos, evite usar termos como "Jovem Aprendiz", "Pronatec", etc...

Não estou falando do que ouvi falar, estou falando por experiência própria, falo mais sobre isso em breve...

Existem as instituições autorizadas pelo Ministério do Trabalho para promover estes projetos , devem ser legalmente registradas pelo MTE, no entanto, em ABSOLUTAMENTE NENHUMA HIPÓTESE , esses projetos podem ser cobrados ou usados como oferta para vender qualquer outro produto ou serviço, isso é crime e se o Juiz entender que a lei foi infringida, vai haver um grande processo pela frente.

Portanto, mesmo que alguém fale para você que é "legal", "normal", que fulano faz e nunca teve problema, enfim, mesmo assim, evite, pois isso depende apenas da interpretação do Juiz em questão, se ele achar que é errado, que é propaganda enganosa ou algo assim, você estará em maus lençóis, mesmo que tudo parecesse muito "lindo".

Como já disse, você não precisa disso!  

P.S.: sei que muita gente não entende deste assunto e acha que estou exagerando, por isso, que fique muito claro, esta é só uma opinião sincera, se você discorda e vai tentar mexer com isso, fique atento, procure pessoas e instituições sérias para obter informações e fazer parcerias.

Para saber mais sobre estes projetos, acesse:
- http://pronatec.mec.gov.br/
- http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/aprendizagem.htm

------------------------------------------------------------------------------------------------

Então é isso pessoal, mais um post finalizado, espero ter ajudado e continuem enviando suas dúvidas para que eu possa criar conteúdos cada vez mais eficientes e úteis para suas escolas.

Forte abraço e sucesso!

Elias Fernando
Editor



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©