Formulário de Cadastro no Topo

Fature hoje o que você faturaria em um ano

Amigos empreendedores, esta é mais uma daquelas opiniões que eu faço questão de dar, mesmo sabendo que uma parcela de vocês irá discordar.

Não quero ser arrogante ao ponto de dizer que estou certo, mas quero sim, afirmar que pra mim essa forma de negociar sempre valeu a pena, além disso, quero apresentar um ponto de vista para que você possa fazer suas analises, testar e aí sim, na prática, saber se isso é bom ou não para sua escola.

É um fato que as coisas mudaram muito nos últimos anos, a Internet acelerou tudo e com isso, as pessoas estão cada vez mais bem informadas e principalmente, estão mais "aceleradas", o mundo em si, anda em um ritmo diferente, cada vez as coisas mudam mais depressa.

Com essas mudanças, não adianta tentarmos remar contra a maré, precisamos ir nos adaptando, seguindo o ritmo das mudanças e das pessoas, ou seja, fazendo negócios e criando soluções conforme as pessoas precisam e exigem. E claro, ganhando com isso!


Sempre digo uma frase: "pense com a cabeça do seu cliente, coloque-se no lugar dele".

Exemplo: Você gostaria de ficar 18 meses estudando o curso básico de informática?

Geralmente a resposta é "não", então, por quê você insiste em querer vender isso para seu cliente?

Pensando assim, afirmo o seguinte:

Esqueça aquela velha ideia que “cursos tem que durar 18 meses”, isso foi há 15 anos atrás, hoje todo mundo tem pressa, não jogue contra, jogue a favor dessa tendência.

Crie planos que atendam, tanto o adolescente que quer ficar meses indo para aula, quanto o aluno que precisa fazer o curso rapidamente e pegar o CERTIFICADO (maioria).

Seguindo essa ideia, esqueça também o velho plano de "mensalidades", crie soluções para que você possa atender a necessidade do seu cliente e ainda GANHAR MAIS com isso.

Tente negociar seu curso na seguinte sequência:

1º) À vista (este será o melhor preço total pro cliente)
2º) Cartão (parcele o preço total em até 12x e receba tudo em 14 dias)
3º) Cheque (parcele em até 6 x, você pode fazer custódia dos cheques)
4º) Boleto (última opção com parcelas em balcão, preço total mais caro)

Vantagens para sua escola:
Quando você vende à vista, no cartão, ou no cheque, você recebe o valor integral, na hora e não em 12 meses ou mais, elimina riscos de inadimplência e desistência*, fatura em um único curso o equivalente ao que receberia em 10 mensalidades.

Vantagens para o cliente:

Você pode fazer promoções com brindes, onde o cliente recebe o brinde imediatamente se escolher um plano a vista, cartão, ou cheque, além disso, nesses planos, você pode oferecer horários livres, para o cliente concluir o curso o mais rápido possível.

O único "problema":

Sempre que dou esta ideia, vem a objeção: "complicado isso, desse jeito terei que vender todo dia...".

Sim, exato, você terá que vender todo dia e não apenas em duas vezes por ano, como ainda vejo  muita escola fazendo, sobrevivendo, apenas com 2 macros em colégios.

Esqueça isso, isso também é passado, mude sua forma de pensar, comece fazer vendas diárias e você verá que sua escola vai lucrar ainda mais, sem as velhas dores de cabeça que as macros nos proporcionam.

Não, não sou contra as macros, muito menos contra os divulgadores, ambos são peças importantíssimas em nossas escolas, mas como sempre digo, as tendências mudam e precisamos acompanha-las.


* Com relação às desistências você precisa especificar isso no seu contrato, que o curso terá horário livre e portanto, o aluno pode concluí-lo em 30 dias, ou seja, a partir daí, você não tem obrigação legal de devolver valores pagos ao cliente.

Lembrando que por lei, você é obrigado a devolver qualquer valor pago ao cliente em até 7 dias após a venda, além disso, a multa de cancelamento não pode ser superior a 10% do saldo devedor, você pode até cobrar algo diferente disso, mas se o cliente entrar na justiça, essa é a regra.

P.S.: Em anos de trabalho com esse formato de venda, nunca tivemos nenhum problema com clientes que compraram a vista e depois quiseram desistir, em todos os casos, fizemos o repasse o curso para outra pessoa da família (isso consta em contrato).

Então é isso meu amigo, se gostou do post, compartilhe com outros donos de escola que você conhece, dê sua opinião, sugestão para novos posts, vamos juntos, apoiar novos donos de escola pelo Brasil. ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©